Rentabilidade para o pecuarista deve continuar favorável

Publicado em 23/03/2011 09:28
Relação de troca entre uma arroba e sacas de milho deve se manter na média dos últimos cinco anos
Mesmo com a entrada de boi gordo no mercado com o início da safra, a rentabilidade para o pecuarista deve continuar favorável. A relação de troca entre uma arroba e sacas de milho não é a maior da história, mas deve se manter na média dos últimos cinco anos.

Com uma arroba, o produtor consegue comprar mais de três sacas de milho. Nem mesmo a maior oferta prevista para os próximos meses com a safrinha de verão deve mudar esta média.

O Brasil deve produzir este ano 55 milhões de toneladas de milho, segundo a Conab. Do total, 2,5 milhões serão destinados à pecuária. Além da oferta e da demanda, o preço nesta safra vai ser influenciado por outra cultura: a soja.

O analista de mercado Sebastião Gulla, que é representante da Câmara Setorial do Milho, explica o que acontece. Boa parte dos produtores de milho, diz ele, cultivam também a soja. Com a cotação em alta, quem planta está capitalizando e, com isso, pode forçar a estabilidade do preço do milho na época de maior oferta nos próximos meses. Outro fator de influencia nos preços é a exportação do produto.

– Se houver queda agora, neste momento de colheita, não é nada que vá alterar significativamente esta relação de troca de arroba por saca de milho. Você tem o mercado internacional, que vem balizando bons preços para o milho da safrinha – disse o analista.

O milho é um dos componentes da ração no sistema de confinamento de gado. O uso dele é essencial para a finalização do animal para o abate. O comportamento do mercado fez a relação entre o preço do milho e da arroba do boi oscilar muito nos últimos cinco anos.

Em um comparativo com base no levantamento de preços do Cepea, considerando a praça de São Paulo, em janeiro de 2007, a relação foi de pouco mais de duas sacas por uma arroba de boi. Foi quando o preço da arroba esteve na casa dos R$ 55 e a da saca de milho em R$ 25.

Não era um bom negócio para o pecuarista usar milho na ração nesta época. Bom mesmo foi em julho do ano passado, quando o pico da relação foi de mais de quatro sacas por arroba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário