Ministro anuncia linhas de crédito para a pecuária

Publicado em 04/05/2011 07:53
Uma das linhas será destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. Outras duas vão incentivar a retenção e a aquisição de matrizes
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, anunciou nesta terça-feira, 3 de maio, que o Plano Safra 2011/2012 - a ser lançado em junho - contará com três linhas de crédito específicas para a pecuária. A informação foi passada aos criadores na abertura oficial da 77ª. Expozebu, em Uberaba (MG). “Diferentemente da agricultura, a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está a exigir essa mudança”, afirmou o ministro.

Wagner Rossi lembrou que o ciclo produtivo da agricultura é de no máximo um ano, enquanto a criação demanda de quatro a cinco anos. Por isso, a necessidade de um sistema de financiamento próprio para a pecuária.

Segundo o ministro, uma das linhas será destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. O crédito abrangerá atividades como correção de solo, adubação, manejo e melhorias genéticas nas gramíneas degradadas.

Outras duas linhas de crédito incentivarão a retenção e a aquisição de matrizes. Levantamentos indicam que cerca de um terço dos abates no Brasil são de fêmeas. “Quando matamos a fêmea, antecipamos uma receita, mas perdemos receitas muito maiores no futuro”, justificou Wagner Rossi. Segundo o ministro, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos em conjunto com o BNDES e o Banco do Brasil.

Homenagem

Durante a cerimônia, Rossi foi homenageado com a medalha do Mérito da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que anualmente destaca personalidades que contribuem para o desenvolvimento da pecuária zebuína. Participaram da solenidade os ministros do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – grupo que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. Estiveram presentes os ministros da Agricultura da Argentina, Julian Dominguez, e do Uruguai, Tabaré Aguerre; a ministra do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Nemesia Achacollo; o vice-ministro da Agricultura do Paraguai, Armin Hamann; e o diretor do Ministério da Agricultura do Chile Gustavo Rojas. As autoridades estrangeiras vieram a Uberaba a convite de Wagner Rossi, que atualmente preside o CAS, para conhecer os avanços tecnológicos e genéticos da pecuária brasileira.

Três novas linhas vão financiar a pecuária

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou, ontem, durante a abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), que o Plano Safra 2011/12 terá três linhas de crédito específicas para a pecuária bovina. A razão para o lançamento de linhas só para o segmento, segundo o ministro, é que "a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está a exigir essa mudança", disse, em nota.

Uma das linhas de crédito será destinada à renovação de pastagens, com o objetivo de melhorar o rendimento da atividade. Correção de solo, adubação, manejo e melhorias genéticas serão contempladas. As outras duas linhas financiarão a retenção e a aquisição de matrizes. Conforme Rossi, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos com o BNDES e o Banco do Brasil.

O ministro observou que o ciclo produtivo da agricultura é de no máximo um ano enquanto o da pecuária dura de quatro a cinco anos, daí a necessidade de um sistema de financiamento próprio para a criação de bovinos.

Também na Expozebu, Rossi, assinou instrução normativa, que define os critérios da Guia de Trânsito Animal (GTA) em formato eletrônico. A chamada e-GTA será adotada para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo o país. O documento eletrônico terá informações referentes à carga a ser movimentada, como espécie, origem, destino, finalidade do trânsito e identificação do emitente, e outras.

A e-GTA será expedida por sistema informatizado, utilizado pelo Ministério da Agricultura. As informações serão transmitidas a uma base de dados única, em até 24 horas após a sua emissão, onde poderão ser consultadas, atestando a autenticidade do documento. Segundo o ministério, a emissão via sistema informatizado já era feita em alguns Estados, mas não havia um sistema central para reunir os dados nacionalmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa + Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário