Termina a segunda etapa da vacinação contra a aftosa nesta quarta-feira no RS

Publicado em 28/11/2011 15:32
Os pecuaristas gaúchos têm até esta quarta-feira para vacinarem seus bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade contra a febre aftosa. Esta é a data de conclusão da segunda etapa da Campanha de Vacinação que devem imunizar mais de quatro milhões de cabeças. A primeira etapa, em que o Estado obteve 95% de cobertura vacinal, foi realizada no mês de maio.

A febre aftosa é uma doença viral extremamente contagiosa que afeta principalmente bovinos e bubalinos. Mesmo não sendo uma zoonose, causa grandes perdas produtivas diretas, além de ser motivo de embargos comerciais por países livres da enfermidade. A principal forma de prevenção desta enfermidade é através da vacinação dos bovídeos, o que controla a disseminação e auxilia na contenção de uma possível ocorrência sanitária.

Nos anos de 2000 e 2001, foram registrados 52 focos de febre aftosa no Rio Grande do Sul, o que levou ao sacrifício mais de 26 mil animais. Na ocasião, contabilizaram-se gastos superiores a R$ 11 milhões de reais para a contenção da doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.

Ao convocar aqueles que ainda não vacinaram seus rebanhos, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que a vacinação feita de maneira eficiente é importantíssima para se evitar uma possível introdução do vírus no Estado, assim como a disseminação desta enfermidade. “Manter a aftosa longe do rebanho gaúcho é uma tarefa de todos e começa pela conscientização dos produtores, maioria dos quais, felizmente, cumpre com o seu papel nesta verdadeira cruzada”, concluiu Mainardi.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário