Café: Ferrugem pode reduzir produção da América Central em mais de 2 milhões de sacas

Publicado em 08/04/2013 14:38
Nesta segunda-feira (8), a OIC (Organização Internacional do Café) estimou que produção de café da América Central deverá registrar uma queda de 2,3 milhões de sacas de 60 kg, na temporada 2012/13, em função do ataque da ferrugem nos cafezais da região. A expectativa é que os prejuízos cheguem a US$ 550 milhões e cerca de 441 mil trabalhadores percam o seus empregos.

Apesar da alta incidência da doença nos cafezais, a OIC acredita que as projeções para a safra 2012/13 não sejam modificadas pelo menos inicialmente. A entidade destaca que o impacto da ferrugem será pior na temporada 2013/14, até o momento, não há estimativas sobre o impacto da doença nas plantações, no entanto, a OIC reporta algumas projeções nacionais que mostram o impacto crescente.

Na Costa Rica, as estimativas é que as perdas na safra 2012/13 ultrapassem 74 mil sacas, já para a temporada 2013/14 esse prejuízo deverá crescer para entre 190 mil e 230 mil sacas. Do mesmo modo, a produção de El Salvador também tende a apresentar uma redução, e o Governo do país já aponta para a pior quebra de safra dos últimos 33 anos.

Ainda nesta segunda, o indicador de preço composto da OIC aponta que os preços futuros do café parecem estabilizar ligeiramente. De acordo com informações da organização, o indicador ficou em 131,38 centavos de dólar por libra-peso no mês de março, números próximos dos 131,51 centavos por libra-peso registrado no mês de fevereiro.

Apesar desse cenário de preços mais firmes em março, o índice composto da Organização apresenta uma queda de 21,7% em relação com o mesmo período de 2012, quando o indicador atingiu 167,77 centavos por libra peso. Com informações de agências internacionais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário