Comercialização de café segue atrasada e fecha março com 75% da safra 2012/13, diz Safras

Publicado em 18/04/2013 16:45
A comercialização da safra de café do Brasil 2012/13 (julho/junho) chegou a 75% até o dia 31 de março. O dado faz parte de levantamento do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas de SAFRAS & Mercado. Os trabalhos seguem bem atrasados em relação ao ano passado, quando, em igual período, 86% da safra 2011/12 estava comercializada. Também há atraso em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 89% da produção normalmente já está negociada no período.

Com isso, já foram comercializadas 41,40 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2012/13 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a negociação segue arrastada, com pontas compradora e vendedora distantes, e o produtor muito descontente com os rumos do mercado. “Quando o preço sobe, aparece um pouco mais de interesse de venda. No entanto, as movimentações carecem de maior fluidez, uma vez que os negócios se limitam a pequenos lotes isolados. No outro lado, o comprador segue seletivo e pagando mais por qualidade, o que eleva o ágio a favor das bebidas mais finas”, aponta o analista.

Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2012/13, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 31 de março:

Clique aqui para ampliar!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário