Café: Com geadas dos últimos dias, produtividade pode cair 20% no PR

Publicado em 05/08/2013 08:26
558 exibições

As geadas que ocorreram nos últimos dias começam a apresentar seus primeiros resultados. No estado do Paraná, a redução da produtividade dos grãos de café pode chegar a 20% frente ao potencial produtivo do estado, como mostra um boletim divulgado pelo Cepea.

Na cidade de Apucarana, os produtores devem perder cerca de 98% a 99% da próxima safra, de acordo com o presidente do sindicato rural do município, Claudomiro Rodrigues da Silva. "Há esperança, mas praticamente não vai sobrar nada", declarou o presidente. O presidente apontou que a cidade pode ficar cerca de dois anos sem safra.

Segundo Claudomiro, ainda há dúvidas se o fenômeno ocorrido nas últimas semanas pode ser classificado como geada negra. A geada negra causa prejuízos na parte interna da planta, deixando-a com aparência escura e anulando sua produtividade.

Já na região noroeste do estado, na cidade de Paranavaí, as perdas não foram muito expressivas, mas a colheita pode ser prejudicada devido a sensibilidade das plantas, alertou o presidente do sindicato rural, Ivo Perin Junior. 

O boletim do Cepea diz que os prejuízos só poderão ser avaliados efetivamente no período de fixação das flores, que ocorre entre setembro e outubro.

Tags:
Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário