Café: Com geadas dos últimos dias, produtividade pode cair 20% no PR
As geadas que ocorreram nos últimos dias começam a apresentar seus primeiros resultados. No estado do Paraná, a redução da produtividade dos grãos de café pode chegar a 20% frente ao potencial produtivo do estado, como mostra um boletim divulgado pelo Cepea.
Na cidade de Apucarana, os produtores devem perder cerca de 98% a 99% da próxima safra, de acordo com o presidente do sindicato rural do município, Claudomiro Rodrigues da Silva. "Há esperança, mas praticamente não vai sobrar nada", declarou o presidente. O presidente apontou que a cidade pode ficar cerca de dois anos sem safra.
Segundo Claudomiro, ainda há dúvidas se o fenômeno ocorrido nas últimas semanas pode ser classificado como geada negra. A geada negra causa prejuízos na parte interna da planta, deixando-a com aparência escura e anulando sua produtividade.
Já na região noroeste do estado, na cidade de Paranavaí, as perdas não foram muito expressivas, mas a colheita pode ser prejudicada devido a sensibilidade das plantas, alertou o presidente do sindicato rural, Ivo Perin Junior.
O boletim do Cepea diz que os prejuízos só poderão ser avaliados efetivamente no período de fixação das flores, que ocorre entre setembro e outubro.
0 comentário
Estoques baixos na ICE mantêm preços do arábica em alta, mas cenário pode mudar com novos embarques e clima favorável
Preços do café encerram mais uma sessão em lados opostos nas bolsas internacionais
Cooxupé inicia ranking de cafés especiais colhidos na safra 2025
Preços do café recuam nas bolsas internacionais na manhã desta 3ª feira (11)
Preocupação com oferta consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (10)
Média de embarques do café não torrado e torrado na 1ª semana de novembro/25 é positiva