Cooxupé vê boa safra de café em 2014 após problema de qualidade

Publicado em 09/09/2013 08:30
649 exibições

Produtores da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo, estão perto de terminar a temporada 2013 tendo colhido um menor volume de grãos de qualidade e se preparam para uma safra "boa" em 2014, com o impacto dos atuais preços baixos afetando de maneira mais forte a produção somente em 2015.

Leia a íntegra no Reuters

Tags:
Fonte: Reuters

3 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Certa vez, plantei feijão nas ruas de café e colhi muito com pouco trabalho...Aos preços atuais seria uma boa opção ...Mas aí chega um chiado qualquer e denuncia uma super safra da leguminosa, fazendo os preços cairem pra não cobrir nem os gastos com fertilizante...O problema agora são os videntes, que não precisam estudar o tempo,dispensam as floradas para sapecar informações que beneficiam os especuladores, dando a impressão que existe algo muito além de nossa simples imaginação...

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Café: Tem gente que não perde uma oportunidade de ficar calado.As declarações feitas pelo presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, são tão contraditórias que prestam um grande desserviço a cafeicultura brasileira de forma geral.Vejamos:

    1 - Se a quantidade e qualidade da safra 2013 são inferiores a safra 2012, logicamente, com os preços praticados no momento ocasionam a falta de renda que impedirá ou desmotivará os tratos culturais para a safra 2014, estou errado??

    2 - O produtor para realizar a atual safra, sustentar sua família e cumprir com seus compromissos financeiros, foi obrigado a vender grande parte do café nesses patamares de preços aviltantes, e consequentemente ele encontram-se mais descapitalizado ainda;

    3 - Sem os devidos tratos culturais, o produtor sabe que não terá produção ficando sem opções de manter suas lavouras, aí as alternativas são substitui-las por outras culturas mais rentáveis ou fazer como o Sr. Victor Angelo P Ferreira, baixar a moto-serra e podar seus cafeeiros para reduzir custos;

    Então, de onde virá essa produção esperada pelo Carlos Paulino. Quem garante que o clima para próxima safra será tão favorável assim. Senhores associados da Cooxupé, acho que tem alguma coisa errada na cooperativa de vocês. Sem contar que as declarações dele prejudicam fortemente a todos os produtores de café do Brasil, beneficiando somente o mercado especulativo. Haja paciência!!!!

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Safra boa em 2014? Só se for em Guaxupé, porque aquí na região vai ter uma boa safra de lenha...Eu mesmo já estou podando a lavoura...Tem alguém querendo "mamar" mais um ano nos preços baixos!

    0