EUA: Previsão de Goldman Sachs reduz preços do café arábica em 7,7%
O grupo Goldman Sachs reduziu em 7,7% a sua previsão para o preço do café arábica negociado em Nova Iorque. O clima favorável e os maiores estoques da variedade em 5 anos seriam as causas da redução dos preços, de acordo com o site Bloomberg.
O café negociado na bolsa ICE Futures deverá cair para 120 cents/lb em três, seis e 12 meses. A previsão do mês passado apontava para um preço de 130 cents/lb. Os futuros do café arábica caíram 20% este ano com as expectativas de safras maiores dos principais produtores – Brasil e Colômbia.
“Os preços do café arábica continuam a cair com a produção maior que o esperado da Colômbia e a previsão de clima favorável para a próxima safra brasileira”, informou Damien Courvalin, analista do Goldman em Nova Iorque
O arábica no mercado futuro está chegando ao seu terceiro ano de preços em queda, o período mais longo desde 1993. Ele ocupa o quarto lugar entre as commodities que tiveram as piores performances este ano no índice da Standard & Poors, que acompanha 24 matérias-primas. O café arábica só ficou abaixo do ouro, da prata e do milho.
Os estoques do arábica no final desta temporada deverão estar em 30,5 milhões de sacas, o nível mais alto desde 2008-09, Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Uma saca de café pesa 60 quilos.
Os preços do café poderão se recuperar, caso a produção da safra na América Central for reduzida pela ferrugem, ou se os fundos de investimento voltarem às compras, apostando numa reação dos preços.
Informações: Bloomberg
Tradução: Fernanda Bellei.
0 comentário
Preços do café se somaram à forte alta desta semana e encerram a 6ª feira (24) com ganhos de mais de 1% nas bolsas internacionais
Café em Prosa #198 - Tradição e sustentabilidade mantém a produção de café no centenário Sítio São Roque, em Mulungu/CE
Café: Mercado segue volátil e apresentando ganhos moderados nas bolsas internacionais no início da tarde desta 6ª feira (24)
Minas exportou mais café em 2024 do que produziu, contribuindo para o recorde do agro
Safra dos Cafés do Brasil totalizou 54,21 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2024
Mercado do café trabalha em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (24)