Café: Ministros da Agricultura e da Fazenda se reúnem nesta 5ª feira
Uma reunião com os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e da Fazenda, Guido Mantega, para que sejam discutidas as medidas de apoio à cafeicultura brasileira está prevista para acontecer nesta quinta-feira (21), às 15h, em Brasília).
Já está prevista a prorrogação das dívidas dos produtores por 120 dias. O voto da medida já foi formulado pelo Ministério da Agricultura e encaminhado ao da Fazenda, que submeterá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para que seja aprovado e possa ser oficialmente anunciado por Andrade. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda, há realmente a previsão de que o assunto entre na pauta da reunião do CMN desta quinta.
As expectativas para esse anúncio são bastante grandes entre os cafeicultores, que já esperam há muito por medidas de apoio do governo. Segundo Marcial Ramos, gerente da Assul, nessa reunião de hoje entre Andrade e Mantega, serão discutidas todas as medidas que vêm sendo pleiteadas pelo setor, principalmente sobre as dívidas e até mesmo as terras que foram dadas como garantia por produtores da região de Manhuaçu, em Minas Gerais.
Para Jorge Florêncio, Gerente Comercial da Cooxupé, primeiramente deverá ser anunciada somente essa prorrogação de quatro meses e, nesse período, um tempo maior, como é solicitado pelos produtores de 10 anos, seja avaliado. "Esses 120 dias devem ser anunciados como uma trégua, e depois estudada uma prorrogação mais longa", acredita.
Por outro lado, o presidente da Cooparaíso, Carlos Melles, acredita que, apesar dessa reunião prevista para hoje, os problemas ainda estão longe de uma solução definitiva. "Acho que ainda estamos longe de obter uma solução satisfatória, teremos que fazer um trabalho sério para conseguir mudanças significativas... O Brasil precisa rever sua política de produção agrícola", diz.
2 comentários
Café/Cepea: Retirada parcial de tarifas pelos EUA mantém risco competitivo ao café do BR
Mercado cafeeiro se consolida novamente com ganhos de mais de 2% no fechamento da sessão desta 3ª feira (18)
O gosto amargo da taxação: Ausência do café do Brasil nos blends americanos faz setor temer mudança de paladar e perda de mercado
Especialíssimo 2025 revela finalistas e premia cafés de excelência neste dia 21/11
Permanência da taxação mantém os ganhos nos preços do café na manhã desta 3ª feira (18)
Tarifas substanciais dos EUA consolidam os fortes ganhos do café robusta nesta 2ª feira (17)
jose glaucio da silva Conceição da Aparecida - MG
senhores ministros:e as terras que ja estam penhoradas judicialmente,vaõ a leilaõ e nada vai ser feito,tem que suspender as execuções é urgente...
Paulo Eduardo Stempniewski Guaxupé - MG
Senhores Ministros e membros do CMN: sejam solidários aos produtores de café. A situação está desesperadora com o preço atual. Autorizem a prorrogação das dívidas por 120 dia que, será um fôlego para os trabalhadores da cafeicultura e também tempo para estudar medidas de socorro ao setor.