Café: Ministros da Agricultura e da Fazenda se reúnem nesta 5ª feira

Publicado em 21/11/2013 09:39

Uma reunião com os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e da Fazenda, Guido Mantega, para que sejam discutidas as medidas de apoio à cafeicultura brasileira está prevista para acontecer nesta quinta-feira (21), às 15h, em Brasília). 

Já está prevista a prorrogação das dívidas dos produtores por 120 dias. O voto da medida já foi formulado pelo Ministério da Agricultura e encaminhado ao da Fazenda, que submeterá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para que seja aprovado e possa ser oficialmente anunciado por Andrade. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda, há realmente a previsão de que o assunto entre na pauta da reunião do CMN desta quinta. 

As expectativas para esse anúncio são bastante grandes entre os cafeicultores, que já esperam há muito por medidas de apoio do governo. Segundo Marcial Ramos, gerente da Assul, nessa reunião de hoje entre Andrade e Mantega, serão discutidas todas as medidas que vêm sendo pleiteadas pelo setor, principalmente sobre as dívidas e até mesmo as terras que foram dadas como garantia por produtores da região de Manhuaçu, em Minas Gerais. 

Para Jorge Florêncio, Gerente Comercial da Cooxupé, primeiramente deverá ser anunciada somente essa prorrogação de quatro meses e, nesse período, um tempo maior, como é solicitado pelos produtores de 10 anos, seja avaliado. "Esses 120 dias devem ser anunciados como uma trégua, e depois estudada uma prorrogação mais longa", acredita. 

Por outro lado, o presidente da Cooparaíso, Carlos Melles, acredita que, apesar dessa reunião prevista para hoje, os problemas ainda estão longe de uma solução definitiva. "Acho que ainda estamos longe de obter uma solução satisfatória, teremos que fazer um trabalho sério para conseguir mudanças significativas... O Brasil precisa rever sua política de produção agrícola", diz. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • jose glaucio da silva Conceição da Aparecida - MG

    senhores ministros:e as terras que ja estam penhoradas judicialmente,vaõ a leilaõ e nada vai ser feito,tem que suspender as execuções é urgente...

    0
  • Paulo Eduardo Stempniewski Guaxupé - MG

    Senhores Ministros e membros do CMN: sejam solidários aos produtores de café. A situação está desesperadora com o preço atual. Autorizem a prorrogação das dívidas por 120 dia que, será um fôlego para os trabalhadores da cafeicultura e também tempo para estudar medidas de socorro ao setor.

    0