Melhores Cafés do Brasil: edição Especial será lançada dia 10 de abril

Publicado em 27/03/2014 11:56

Integrada por 10 marcas, será lançada em São Paulo no próximo dia 10 de abril a 10ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2013, durante café da manhã marcado para as 9h no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, nº 85). Trata-se de mais uma rara e exclusiva seleção de grãos, elaborados com os lotes vencedores do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, adquiridos por indústrias e cafeterias em disputado leilão realizado em dezembro.
 
Esses cafés serão comercializados em lojas gourmets de diversos pontos do país, em sofisticadas embalagens de 250 gramas, identificadas com selo numerado. A Edição Especial é integrada pelas marcas: Café Gran Reserva, Café do Chef, Café Caiçara, Café Baronesa, Café Supremo Arábica, Café Florão, Café Itamaraty, Il Barista Cafés Especiais, Armazém do Café e Dueto Café.
 
O café da manhã reunirá industriais, donos de cafeterias, representantes do varejo supermercadista e imprensa, que poderão degustar as marcas desta edição. Durante o evento também serão entregues os diplomas às empresas campeãs, que são aquelas que mais se destacaram no leilão.
 
Sobre Concurso Nacional de Qualidade e a Edição Especial – São iniciativas criadas pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, que têm como objetivo unir produtores e industriais, incentivando a todos para que invistam na melhoria contínua do café, brindando os consumidores com os melhores grãos produzidos no país. Para a entidade, com esta ação o que se pretende é mostrar que, ao contrário do que se pensava no passado, os melhores cafés do Brasil estão à disposição dos brasileiros. A 10ª Edição Especial – Safra 2013 tem como característica a participação de indústrias de porte médio e atuação regional, e de cafeterias. São tradicionais e novos participantes que estão investindo cada vez mais no segmento gourmet para promoção de suas marcas e fidelização de seus clientes.
 
Como é feita a seleção dos melhores cafés - A seleção tem início nos Concursos Estaduais realizados pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os campeões desses certames, que são promovidos normalmente entre os meses de agosto e novembro, são indicados para disputar o Concurso Nacional em três categorias: Cereja Descascado e Natural (com lotes de 8 sacas cada) e Microlote (com 2 sacas apenas). Os lotes finalistas são adquiridos em disputado leilão, e industrializados pelas torrefações com todo cuidado. Participaram do leilão, realizado em dezembro, sete lotes de café que, juntos, somavam 38 sacas, todas arrematadas no pregão. Esses lotes foram analisados detalhadamente, no final de novembro, pela Comissão Julgadora no laboratório do CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé – São Paulo, e provados, às cegas, repetidas vezes, em duas avaliações: pela metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC, para café torrado, e pela metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grão verde.
 
Confira os cafés desta 10ª Edição Especial
 
. Categoria Café Natural
 
Café Caiçara, Il Barista Cafés Especiais, Café do Chef e Café Baronesa – Marcas elaboradas com o café produzido por Asdrubal Marques Cardoso na Fazenda Lage, em São Sebastião da Grama (SP). Características sensoriais: Notas olfativas intensas de Dark Chocolate, Caramelo e Capim Limão. Bebida equilibrada, com boa composição de sabores (passas e frutas em compota). Acidez média/alta com predominância de ácido lático.
 
Café Supremo Arábica – Elaborado com o café produzido por Geraldo Alvarenga Rezende Filho na Fazenda Santana da Bela Vista, em São Sebastião do Paraíso (MG). Características sensoriais: Notas iniciais adocicadas com leve sabor herbáceo. Acidez equilibrada e corpo marcante.
 
. Categoria Cereja Descascado
 
Café Gran Reserva – marca da Coopinhal – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal, elaborada com o café produzido por Laura Luiza Del Guerra Vergueiro na Fazenda Nova União, em Espírito Santo do Pinhal (SP). Características sensoriais: Notas de aroma e sabor adocicadas e herbáceas como Chá Preto. Acidez cítrica delicadamente pronunciada e bom corpo.
 
Dueto Café, Café Florão, Café do Chef e Café Itamaraty – Marcas elaboradas com o café produzido por Luiz Boraneli na Fazenda Boraneli, em Curiuva (PR).  Características sensoriais: Bebida apenas mole, com suaves notas de mel e cereal. Acidez e doçura equilibradas com percepção média de corpo.
 
. Categoria Microlote
 
Café do Chef – Marca elaborada com o café produzido por Eufrásio Souza Lima no Sítio Boa Vista, em Barra do Choça (BA). Características sensoriais: Notas adocicadas a mel e frutas em compota no aroma. Bebida com doçura marcante e complexidade de sabor (mel, xarope de maple e uvas maduras). Bebida encorpada, com acidez cítrica média/alta, muito bom equilíbrio e finalização persistente e agradável.
 
Armazém do Café – Marca elaborada com o café produzido por Carlos Eduardo Sicca Pasquali no Sítio dos Pinheiros, em Santo Antônio da Alegria (SP). Características sensoriais: Aroma floral intenso, com acidez cítrica pronunciada, doçura marcante, encorpado, uniforme e notas de frutas secas e melado.
 
Il Barista e Café do Chef – Marcas elaboradas com o café produzido por Lupércio Bufalari no Sítio Ponte Nova, em Santo Antônio da Platina (PR). Características sensoriais: Bebida mole com notas florais e frutadas no aroma e sabor. Acidez cítrica brilhante, corpo delicado e doçura equilibrada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Tempo de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário