Café: lançamento da Femagri 2015 celebra sucesso da feira anterior e reúne mais de 100 empresas
A quinta-feira (17) foi marcada pelo lançamento da Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. Mais de cem empresas, que já participaram como expositoras, estiveram presentes no evento, que foi realizado pela Cooxupé – maior cooperativa de café do mundo – e noticiado ao vivo pelo site Notícias Agrícolas.
A feira será realizada de 18 a 20 de março de 2015, mas dirigentes da cooperativa organizaram a reunião antecipadamente para “celebrar o sucesso da feira de 2014”, disse José Eduardo Santos, responsável pela Femagri. Além disso, outro fator impulsionou a data prematura. “A Alemanha ganhou a Copa porque teve planejamento prévio. E a Femagri é um sucesso também por isso”, destacou o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino.
Com o avanço da cafeicultura no Brasil e no mundo, novas técnicas precisam ser exploradas para que o produtor possa ter maior custo-benefício. “A feira vai trazer o que há de melhor dentro do segmento. A inovação tecnológica que o mercado exige para que o cooperado obtenha lucros”, disse Carlos Augusto, vice-presidente da Cooxupé. Segundo ele, “esse é o pontapé inicial para que a Femagri seja produtiva e traga resultados”.
José Eduardo explica também que as máquinas modernas são úteis para o cafeicultor tanto quando o mercado está em cenário positivo, quanto do lado negativo. “Quando o preço do café está bom, o produtor investe porque tem capital. Quando os valores estão ruins, ele é obrigado a utilizar tecnologia para reduzir mão-de-obra, consequentemente custos também”.
Para ajudar na aquisição de maquinário, a Cooxupé tem o programa “Café com Lucro”, que garante a oportunidade de pagamento feito na moeda nacional, em três anos, com possibilidade de escambo em sacas de café
0 comentário

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 2ª feira (17) com preços moderadamente mais altos nas bolsas internacionais

Café: demanda preocupa, com preços do Arábica abaixo dos 400 c/lb

Média do faturamento com exportação de café não torrado tem alta de mais de 100% até a segunda semana de março/25

Safra em risco: Criminalidade na cafeicultura mineira aumenta diante dos atuais preços do café

Café arábica passa a registrar alta de mais de 2% em NY no início da tarde desta 2ª feira (17)

Femagri 2025 será realizada nesta semana em Guaxupé/MG