Café: amarelou é porque faltou água

Publicado em 23/07/2014 16:41 e atualizado em 09/03/2020 00:15 1756 exibições
Por José Braz Matiello, engenheiro agrônomo do Mapa e da Fundação Procafé

Quando se vai a uma consulta, com um médico, é comum ele observar a cor da pele, principalmente na membrana interna do olho, e, estando amarelada ou avermelhada, ele diz se a gente está ou não com anemia. 

No cafezal também temos que observar as plantas e, especialmente, suas folhas, para um diagnóstico inicial dos problemas. É lógico que, como na medicina, se deve complementar a diagnose visual com aquela feita por análises de laboratório. 

Nos cafeeiros o amarelado das folhas lembra logo deficiência nutricional, principalmente na falta de nitrogênio, e, dependendo da forma com que o amarelecimento se apresenta, pode ser por carência de manganês, de ferro e de magnésio. 

Outro tipo de amarelão nas folhas é sinal de carência de água. Neste caso as folhas velhas, aquelas do interior das plantas, se apresentam completamente amarelas, cor de limão maduro. Elas aparecem no decorrer do período seco, quando as plantas começam a sofrer o stress hídrico. Por isso, a presença de algumas folhas, deste tipo, já indica que está na hora de iniciar a irrigação. 

A presença de folhas velhas completamente amarelas evidencia, ainda, outros problemas que estejam induzindo o stress hídrico das plantas, como a presença de sistema radicular deficiente. Com poucas raízes, as plantas sentem mais o stress e acusam mais rápido a falta de água. Também, com o ataque de pragas do solo as raízes ficam reduzidas e as plantas se estressam mais rapidamente. 

Com essa matéria procurou-se destacar um tipo de amarelão das folhas de cafeeiros, com a finalidade de alertar para um indicativo do stress hídrico, que pode se mostrar de forma direta ou induzida. Neste tipo, as folhas amarelas são apenas as mais velhas e ocorrem em ramos mesmo sem carga, diferenciando-se, assim, das demais causas, estas de efeito nutricional. Ainda, as folhas amarelas por falta d’água logo passam a cair. 

Nas áreas de cafezais irrigados, a presença de folhas velhas amareladas mostra, também, que a irrigação pode estar sendo insuficiente. Presença de folhas velhas amareladas em cafeeiros, devida ao inicio de stress hídrico.

foto.aspx?idFoto=10716

Presença de folhas velhas amareladas em cafeeiros, devida ao inicio de stress hídrico.

foto.aspx?idFoto=10717

foto.aspx?idFoto=10718

Plantas com folhas velhas amareladas, resultado do stress hídrico, no caso agravado e induzido por sistema radicular deficiente. 

 

Tags:
Fonte:
José Braz Matiello

0 comentário