MG: Estiagem gera quebra de 30% na safra de café, aponta Faemg

Publicado em 09/09/2014 08:12 e atualizado em 09/09/2014 08:52 556 exibições

A estiagem gerou uma quebra da ordem de 30% na safra de café colhida neste ano e as previsões são de reflexos também para o período 2015/2016. As conclusões foram apresentadas durante reunião da Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), realizada na quinta-feira, em Belo Horizonte.

Durante o encontro – que contou com produtores e representantes de Sindicatos e cooperativas de diversas áreas do estado – houve unanimidade na confirmação da quebra na safra que acaba de ser colhida e previsão de redução para a safra 2015/16. Segundo o diretor da Faemg e presidente da Comissão, Breno Mesquita, a seca deste ano teve forte impacto sobre os tratos culturais: “Para este ano, a queda foi de cerca de 30%, variando de região para região. Para o próximo ano, ainda é cedo para estimarmos um percentual de redução, mas é importante destacarmos que já podemos crer que será realidade para todas as regiões produtoras do estado”.

Os membros da comissão levaram à reunião números oficiais e histórias de produtores de suas regiões. O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Medeiros, Galeno Leite, contou sobre a perda de 40% na atual safra, já confirmada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Acompanhado de produtores, falou sobre os prejuízos gerados por granizo e estiagem, e a dificuldade encontrada por eles para acessar créditos para se preparem para a nova safra.

Para Breno Mesquita, a confirmação de que o próximo ano será novamente de quebra reforça a importância de que os produtores tenham bastante cautela na comercialização da safra atual e, em seguida, na gestão dos recursos e da propriedade. Segundo ele, é momento para que os cafeicultores se informem, busquem conhecimento e alternativas, novas tecnologias e tendências do mercado: “Grande oportunidade para isso será a realização, em BH, da Semana Internacional do Café, de 15 a 18 de setembro”.

Tags:
Fonte:
Governo do Estado de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário