Cafés de São Paulo: começa seleção dos melhores grãos

Publicado em 21/10/2014 17:13

O 13º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira, já está na etapa seletiva. Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), uma Comissão Julgadora estará reunida na sala de provas da Associação Comercial de Santos, avaliando os 82 lotes de café inscritos, todos finalistas dos concursos regionais realizados por entidades estaduais, entre cooperativas, associações e sindicatos rurais.

Do total de lotes participantes, 44 disputam na categoria Café Natural; 25, na categoria Cereja Descascado, e 13, disputam na categoria Microlote. A Comissão Julgadora vai avaliar, sensorialmente, características como: corpo, sabor, doçura, amargor e sabor residual.Amostra com nota inferior a 7,5 pontos, em uma escala de 0 a 10, serão desclassificados.

A Comissão Julgadora é integrada pelos especialistas Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F), Clóvis Venâncio de Jesus (ABIC), Camila Arcanjo (CPC-Sindicafé-SP), Aline de Oliveira Garcia (ITAL), Nilton Ribeiro (ACS), Reinaldo Pereira (CeCafé), Elias Generoso (BSCA) e Gerson Silva Giomo (IAC). A coordenação dos trabalhos é de Eduardo Carvalhaes Jr.

 

Resultado e Leilão

 

No dia 28 de outubro será divulgada a lista dos finalistas, e no dia seguinte tem início o leilão, que segue até dia 6 de novembro. Os lances podem ser dados por e-mail, para [email protected]

Na tarde do dia 14 de novembro, no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e empresas campeãs (que são as que deram maior lance no leilão).

Finalizando o calendário deste certame, será dia 17 de dezembro o lançamento da 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, da qual participam marcas elaboradas com os grãos que foram adquiridos em leilão pelas indústrias.

O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Escritório Carvalhaes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário