Café: Volcafe estima safra 2015 do Brasil em 49,5 milhões de sacas e cotações em Nova York despencam
A Volcafe, divisão de commodities da ED&F Man divulgou nesta quarta-feira (17) seu relatório em que consta a estimativa de produção para a safra 2015/16 de café. De acordo com a empresa, o Brasil vai colher 49,5 milhões de sacas de 60 kg na próxima temporada, número acima do esperado por traders e investidores.
Com a divulgação, as cotações na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) despencaram mais de 500 pontos nos principais contratos. Por volta das 14h20, o contrato março/15 registrava queda de 570 pontos cotado a 172,00 cents/lb, o maio/15 anotava 174,65 cents/lb e desvalorização de 555 pontos e o julho/15 tinha 550 pontos negativos com 176,95 cents/lb.
Pela manhã, as cotações já estavam no campo negativo com a questão cambial influenciando os operadores após o dólar registrar preço recorde na sessão de ontem. O dólar valorizado ante o real incentiva as exportações brasileiras, adicionando ainda mais pressão às negociações.
Na sessão de ontem, a moeda norte-americana subiu 1,87% cotada a 2,7355 reais na venda, maior nível de fechamento desde 24 de março de 2005 (2,740 reais). Na abertura da sessão desta quarta-feira, o dólar também registrava alta pelo sexto dia seguido.
Porém, no fim da manhã mudou de direção e passou a operar no campo negativo com investidores atentos à crise na Rússia. Por volta das 14h40, o dólar comercial estava cotado a R$ 2,697 na venda e registrava queda de 1,41%.
1 comentário
Café em Prosa Podcast #185 - Embrapa desenvolve metodologia simplificada para classificar cafés
Na Suíça, evento destaca preparação dos cafés do Brasil para atender regulações mundiais
Mercado cafeeiro encerra 6ª feira (04) com estabilidade após semanas de fortes perdas
O clima seco no Brasil já afetou a produtividade da safra 2025
Falta de chuvas compromete produção de café na Alta Mogiana
Preços do robusta operaram acima dos do arábica no encerramento de setembro
victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG
Que coisa boa a gente poder controlar o produto dos outros...Lá dos escritórios de N Yorque, vendo pela janela a neve cair, com uns toques no teclado,do computador faz, o preço do café cair de acordo com sua vontade...Para que um produto suba... lá vem outra estória bem bolada naquelas reuniões de "cansativo"trabalho...Na próxima geração, gostaria de vir como especulador...O problema é que todos vão querer vir assim e não teremos produtores rurais mais para serem explorados...