Femagri ensinará produtor a classificar qualidade do café

Publicado em 11/03/2015 18:23

A produção de café leva tempo e muita dedicação. Depende do clima, investimentos e uma série de fatores que os mais de 11 mil cooperados da Cooxupé, cooperativa de Guaxupé/MG, já sabem bem. Ainda assim, no final da cadeia de produção, o cooperado muitas vezes se surpreende com a classificação do grão, que pode ser definido como: fino e extra-fino, médio ou baixo.

Com o objetivo de mostrar o processo de classificação, e como o manejo e interferências externas, como o clima, podem interferir na qualidade do grão e, consequentemente, no seu valor de mercado, a Cooxupé preparou uma ação inédita em sua mais importante feira, a FEMAGRI (realizada entre os dias 18 e 20 de março): um estande de classificação do café voltado para o produtor.

No espaço, o visitante irá conhecer as etapas de classificação do café, degustar e esclarecer dúvidas sobre o grão, suas diferenças de preços, identificando as qualidades. "Estamos investindo em ações diferenciadas e que aprimoram a noção do cooperado quanto as exigências do mercado. O Laboratório de Classificação identifica a qualidade produzida, mas muitas situações podem interferir na qualidade do grão, como o clima, processo de colheita e preparo. Durante os três dias da feira, uma equipe de especialistas da cooperativa irá realizar provas de café de hora em hora e, quem acertar a bebida no teste de degustação, será premiado", conta o Gerente Comercial de Mercado Interno, Luiz Fernando dos Reis.   

Sobre a Femagri

Mais de 100 expositores já estão confirmados para a FEMAGRI 2015. Neste ano, a estrutura do evento cresceu para receber um público também 9% maior comparado ao do ano passado. "Estamos aguardando 25 mil visitantes durante os três dias de feira", afirma Elmo Donizetti de Cistolo, um dos organizadores da Feira.

Além do espaço dos expositores, a FEMAGRI contará com a tradicional Fazendinha, onde as famílias dos cooperados encontram informações sobre como exercer suas atividades com mais sustentabilidade, além de conferir as novidades em engenhocas criadas por alguns cooperados, que facilitam o dia a dia do produtor.

Com o tema "Viabilizando o futuro da cafeicultura sustentável", a FEMAGRI acontece em Guaxupé, Minas Gerais.

Serviço

Evento: FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas.

Data: 18 a 20 de março de 2015

Horário: 08h às 18h

Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy.

Entrada Franca / Estacionamento gratuito.

Informações: www.cooxupe.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário