Saiba por que o Mapa autorizou importação de café do Peru

Publicado em 19/05/2016 10:27

Em seus últimos momentos como ministra da Agricultura, Kátia Abreu decidiu suspender a importação de café verde em grão do Peru. A decisão causou revolta no setor, que alega que a medida poderia trazer para o Brasil problemas fitossanitários e além do café prejudicar outras culturas como o cacau e cupuaçu. No entanto, segundo informações do jornal Valor Econômico, a medida do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) teria sido um acordo entre o governo dos dois países.

Em troca da autorização do café peruano no Brasil, o governo peruano abriria as portas para o mercado de carne suína, principalmente, do Acre, estado vizinho. A importação do grão já havia sido autorizada em abril de 2015, mas foi suspensa após forte reação dos cafeicultores.

Segundo a matéria do Valor, a negociação com o governo do Peru ocorre desde o ano passado e envolveu os petistas, Tião Viana, governador do Acre e seu irmão, o senador Jorge Viana, além de representantes de frigoríficos locais. Os acreanos teriam procurado a ministrado e manifestado o interesse em exportar carne suína para o vizinho Peru. Em contrapartida, o país pedia a autorização da importação de café verde, demanda antiga das indústrias brasileiras, que desejam complementar seus blends.

Após a publicação da revogação da suspensão de importação de café do Peru no dia 10 de maio, o setor cafeeiro reagiu com força. O CNC (Conselho Nacional do Café) classificou a medida como "algo amador e enormemente irresponsável, haja vista que os peruanos, além do café, cultivam cacau e utilizam os mesmos maquinários em ambas as culturas". Isso poderia favorecer doenças para o cacaueiro, cujo agente causal é o fungo Moniliophthora roreri, que até o momento não existe no Brasil e que poderia vir nos grãos de café importados do Peru para dizimar os parques cacaueiro e cafeeiro nacionais.

O presidente do CNC, Silas Brasileiro e o novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi tiveram reunião ontem (18) em Brasília (DF) para decidir medidas sobre o assunto. De acordo com o Valor, ficou acordado que o ministro analisaria nos próximos dias o pedido do setor para que a portaria fosse revogada.

Procurado pelo Notícias Agrícolas, o Mapa reportou, através de sua assessoria de imprensa, que a informação de que a autorização de importação de café peruano foi um acordo para entrada de carne suína no país vizinho, não procede. Mas que já "vinha negociando diversos produtos com o Peru". O Ministério estima que deva entrar no Brasil, anualmente, 400 toneladas do café verde peruano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário