Café: Com chuvas, colheita da safra 2016/17 é paralisada e qualidade dos grãos está prejudicada; veja fotos

Publicado em 06/06/2016 11:38

A chuva nos últimos dias tem causado prejuízos em diversas lavouras do cinturão produtivo de café do Brasil e, inclusive, paralisado os trabalhos no campo em algumas localidades. Com maior volume de precipitações nesta época do ano, não há como os cafeicultores realizarem adequadamente a colheita. Os frutos que caem no chão perdem qualidade e, consequentemente, valor de mercado. Além disso, a maior umidade também atrapalha na secagem dos grãos já colhidos no terreiro.

De acordo com o cafeicultor Diego Barzagli, as lavouras na região de Poços de Caldas (MG) recebem chuvas há oito dias e os trabalhos de colheita estão paralisados. "Não sabemos onde teremos menos perdas, se deixando o café cair ou com ele no terreiro. Nas duas formas há chances de perda na qualidade", afirma o produtor que já teme não conseguir honrar contratos e financiamentos caso a situação perdure por mais tempo. "Sabemos que já temos perdas, mas só vamos conseguir quantificar na volta aos trabalhos".

Barzagli chegou a colher parte de sua produção de café. Cerca 15 sacas de 60 kg do grão estão no terreiro e protegidas por lona.

"Temos muitos grãos que foram colhidos e estão no terreiro e não têm condições de ir para o secador. Esse café já está sendo comprometido, é um café chuvado. E o café que caiu no chão irá atrasar a colheita, os produtores terão que salvar o grão para depois dar continuidade aos trabalhos de colheita. Isso sem contar que, temos muitos grãos que estão no pé rachando e é perigoso entrar fungo e comprometer a bebida", destacou em entrevista ao vivo ao site o presidente do Sindicato Rural de São Sebastião do Paraíso (MG), Antônio Jacinto Caetano.

» Chuvas constantes paralisam a colheita do café em São Sebastião do Paraíso (MG)

Segundo o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, em Franca (SP), Marcelo Jordão Filho, o principal impacto das chuvas na colheita do café é realmente a perda de qualidade dos grãos. "O fruto em contato com a terra sofre fermentação, deixa de ser de árvore e passa a ser varrição. Além disso, as precipitações também atrapalham a secagem no terreiro e favorecem a proliferação de fungos", diz. A orientação para o produtor, quando o fruto já está no terreiro e ainda com umidade está abaixo de 30%, é que ele seja coberto. Também há no mercado produtos à base de cloro que ajudam a diminuir a umidade, explica Filho.

No início de maio, o meteorologista e pesquisador em Agrometeorologia e Climatologia da Embrapa Café (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Williams Pinto Marques Ferreira, já havia alertado os produtores de café, em entrevista ao Notícias Agrícolas, sobre a possibilidade de chuvas acima da média durante o período de colheita, principalmente, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

O especialista, inclusive, alertou sobre os impactos que essas chuvas poderiam ocasionar na próxima safra. "O café é uma planta que apresenta os estágios vegetativo e reprodutivo simultaneamente e as chuvas atuais podem provocar uma florada precoce, que normalmente é perdida por falta da continuidade das chuvas nesse período para assegurar umidade suficiente para o 'vingamento' dessas floradas", disse Ferreira. Com a antecipação da florada, a planta gasta energia desnecessária e o potencial produtivo da próxima safra acaba sendo prejudicado. A próxima temporada comercial 2017/18 será de bienalidade baixa para a maioria das regiões produtoras.

» Café: Com previsão de chuvas acima da média em maio, colheita pode ser prejudicada; produtores devem ficar atentos

No final de maio, algumas lavouras de café na região de São Pedro da União (MG), no Sul do estado, também registraram perdas com chuvas de granizo. O cafeicultor Rovanio Carlos Correia teve prejuízos em seus cinco hectares de lavouras de café. Ele estima que cerca de 10% dos frutos que estavam nas plantas caíram e serão perdidos.

» Café: Forte chuva de granizo atinge lavouras em distrito de São Pedro da União (MG)

De acordo com mapas climáticos da Somar Meteorologia, uma frente fria avança pelo Sudeste nesta semana levando chuva forte, de até 120 milímetros, à Baixa Mogiana, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais e ao Espírito Santo. Há risco de chuvas de granizo em áreas de café.

Reflexos na Bolsa de Nova York

As informações sobre as chuvas atrapalhando a colheita no Brasil chegaram até a Bolsa de Nova York, referência para o mercado do café arábica. As cotações futuras registraram na última semana alta acumulada de 4,78% no vencimento julho/16, referência de mercado, saindo de 121,30 cents/lb para 127,10 cents/lb na sexta-feira (3), quando os principais vencimentos tiveram avanço de cerca de 400 pontos.

"Neste momento de colheita, essas precipitações atrasam os trabalhos no campo e podem prejudicar a qualidade do café já colhido pelos produtores", afirmou ao Notícias Agrícolas o analista de mercado da Origem Corretora, Anilton Machado.

Chuvas atrapalhando colheita do café

Chuvas prejudicam lavouras de café em São Pedro da União (MG) | Foto: Fernando Barbosa

Chuvas atrapalhando colheita do café

Chuvas prejudicam lavouras de café em São Pedro da União (MG) | Foto: Fernando Barbosa

Chuvas prejudicam lavouras de café em Batatais (SP) | Foto: Marcelo Jordão Filho

Chuvas atrapalhando colheita do café

Frutos de café com fungos em São Pedro da União (MG) | Foto: Fernando Barbosa

Chuvas atrapalhando colheita do café

Frutos de café com fungos em Franca (SP) | Foto: Marcelo Jordão Filho

Vídeo enviado por Fernando Barbosa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário