Chuvas constantes paralisam a colheita do café em São Sebastião do Paraíso (MG)
Com chuvas há mais de 12 dias, a colheita do café arábica está paralisada na região de São Sebastião do Paraíso (MG). Além disso, a queda de granizo em algumas localidades derrubou muitos grãos no chão, elevando as preocupações em relação à qualidade do café para essa temporada. E as previsões climáticas indicam a continuidade das chuvas nos próximos 7 dias.
“Temos muitos grãos que foram colhidos e estão no terreiro e não têm condições de ir para o secador. Esse café já está sendo comprometido, é um café chuvado. E o café que caiu no chão irá atrasar a colheita, os produtores terão que salvar o grão para depois dar continuidade aos trabalhos de colheita. Isso sem contar que, temos muitos grãos que estão no pé rachando e é perigoso entrar fungo e comprometer a bebida”, destaca o presidente do Sindicato Rural do município, Antônio Jacinto Caetano.
Ao contrário das últimas safras, as precipitações esse ano contribuíram para a granação dos grãos. “E a perspectiva é de uma safra um pouco maior do que a do ano anterior, e com um rendimento melhor. Ainda assim, os produtores devem estar atentos ao café de terreiro, para não deixar fermentar”, orienta a liderança sindical.
Em relação aos preços, a saca do café é cotada entre R$ 460,00 a R$ 470,00 na região. “Todos estão com expectativa boa, esperando cotações melhores, pois não temos estoques. A safra não será grande, mas teremos uma remuneração melhor”, pondera Caetano.
Colheita no Brasil
Ainda na semana anterior, a Safras & Mercado reportou que a colheita do café chegou a 21% em todo o Brasil até o dia 1º de junho. A consultoria também destacou que os trabalhos nos campos estão ligeiramente adiantados em comparação com igual período do ano anterior, quando 20% da safra já havia sido colhida. A média dos últimos cinco anos para o período é de 19%.
1 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
alexandre maroti nova resende - MG
O que era para ser uma supersafra no café já por agua abaixo..., o excesso de chuva derrubou bastante grãos, e a qualidade não será mais a mesma..., o cafeicultor não sabe o que faz primeiro, se faz a apanha ou recolhe o grão caído do chão...
E tem mais, já começa aparecer flores junto com o cafe que ainda não foi colhido.