Em 2016, produção mundial de café deverá ser de 150 milhões de sacas e a brasileira de 49,7 milhões de sacas de 60 kg

Publicado em 15/06/2016 09:00

O Informe Estatístico do Café da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – SPA/Mapa, do mês de maio de 2016, destaca que, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA – USDA, a produção mundial de café da safra 2015/2016 deverá ser de 150,1 milhões de sacas.  E, no caso específico do Brasil, o Informe do Mapa, com base no Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016 da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, divulgado no último mês de maio, ressalta que a produção nacional de café deverá ser de 49,7 milhões de sacas, sendo 40,3 milhões de café arábica e 9,4 milhões de robusta. Nesse caso, a produtividade de café arábica será de 26,4 sacas por hectare, com aumento de 22%, e a de robusta 22,5 sacas por hectare, com redução de 11%, em relação à safra anterior.

Informe Estatístico destacou ainda que as lavouras brasileiras se encontram em processo de colheita, com aproximadamente 20% da área colhida até maio, com um atraso ocasionado pelo alto índice de chuvas que ocorrem sobretudo na maior parte da região sudeste, provocando perdas de qualidade no produto maduro e pronto para ser colhido. Em complemento, o Informe destaca com relação à cotação do café, que os preços em 2016, no mercado interno, estão superiores ao ano anterior e se mantiveram relativamente estáveis no início da colheita, nos meses de abril e maio, com valorização do café robusta e uma ligeira redução do arábica.

Com relação às exportações brasileiras de café, o Informe Estatístico salienta que o volume exportado de janeiro a maio de 2016 foi 13,9 milhões de sacas de 60kg com uma queda de 7,43% em relação ao mesmo período de 2015. E que o preço médio do café nesse mesmo período deste ano foi 18,8% inferior e, por conseguinte, as receitas reduziram 24,9% nessa mesma base comparativa com o ano anterior. Com referência ao Valor Bruto da Produção de café, também estimado pelo Mapa no mês de maio, o documento aponta que o VBP deverá atingir R$ 23,17 bilhões neste ano. O VBP, que demonstra a estimativa do faturamento bruto médio dos produtores de café, é calculado com base na produção da safra de café tendo como referência preços médios recebidos pelos produtores.

A Organização Internacional do Café, com relação à produção brasileira, à semelhança do Informe Estatístico do Mapa, divulgou seu Relatório sobre o mercado de café – maio 2016 com base no Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016 da Conab. A OIC destaca a estimativa da Conab de 49,7 milhões de sacas, a qual será a segunda maior safra do Brasil, com aumento de 14,9% em relação à safra de 2015. O Relatório aponta o aumento de 25,6% da produção de café arábica, que será de 40,3 milhões de sacas, e redução de 16% da produção de robusta, estimada em 9,4 milhões de sacas. Segundo a OIC, essa será a menor safra de robusta nos últimos dez anos, em decorrência da falta de chuvas em diversas regiões produtoras dessa espécie de café.

Em nível mundial, o Relatório aponta que o volume das exportações de abril de 2016 foi de 9,3 milhões de sacas,  volume 8,1% menor que o registrado na mesma época do ano passado. Essa redução, em grande parte, resultou do ritmo mais lento das exportações do Brasil, que caíram 25%, ou seja para 2,4 milhões de sacas nesse mês, sugerindo que a disponibilidade de café de safras anteriores (estoques) quase se exauriu, haja vista o desempenho recente das exportações brasileiras. O total exportado pelos países produtores, nos sete primeiros meses do ano cafeeiro de 2015/16 (outubro a abril), foi de 65,2 milhões de sacas, 0,7% menos que no ano passado. Assim, a OIC conclui que a redução das exportações de café robusta foi em grande parte compensada pelo aumento das exportações de arábica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Emerson Danilo Bineli Ibitiúra De minas - MG

    Relatório sobre mercado de café (fevereiro/2016) - Segundo a Organização Internacional do Café / OIC, o consumo mundial de café que foi de 150,3 milhões de sacas de 60 kg em 2014, subiu para 152,1 milhões de sacas em 2015 e, nos quatro últimos anos, o crescimento anual manteve média de 2%. Na Ásia foi constatada grande parte do crescimento recente do consumo, com taxas de crescimento de 4,5 a 9% na Indonésia, Filipinas, Índia e Tailândia. A produção mundial de café em 2015, já divulgada em edição anterior do Relatório da OIC, se manteve em 143,4 milhões de sacas de 60kg.

    IMAGINO QUE, COM ESSE NUMEROS, VAI FALTAR CAFÉ NO MERCADO !!!

    0