Cecafé e Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo assinam protocolo de intenções para ampliar capacitação de produtores

Publicado em 01/08/2016 13:52

O Cecafé - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – acaba de assinar um protocolo de intenções com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com intuito de ampliar a capacitação de produtores familiares de café em informática e boas práticas agrícolas no Estado de São Paulo. O acordo tem como objetivo obter apoio da Secretaria no sentido de ampliar a abrangência do programa “Produtor Informado” para atender o maior número de produtores de café e trabalhadores rurais. O projeto, criado há dez anos pelo Cecafé, visa levar inclusão digital e as boas práticas agrícolas aos pequenos e médios produtores de café do Brasil.

Pelo protocolo assinado, o Cecafé e a Secretaria se comprometem a promover cursos de capacitação aos agricultores com ênfase em ações de sustentabilidade para a cafeicultura brasileira. O plano de trabalho, que inclui a organização, operacionalização e programação dos cursos, deverá ser executado pelo Grupo Técnico de Cooperação (GTC), formado por representantes do Cecafé e da Secretaria. A parceria contempla ainda o fornecimento de materiais aplicados aos produtores participantes.

“Há mais de uma década buscamos aprimorar e ampliar os nossos programas ligados à inclusão dos pequenos produtores e à sustentabilidade. Essa nova parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo é mais um passo importante neste sentido”, diz Luciana Florêncio, diretora-geral do Cecafé.

Segundo a executiva do Cecafé, as práticas sustentáveis devem sempre andar de mãos dadas com a cadeia produtiva e, para atingir esse objetivo, é essencial ter produtores agrícolas bem preparados e conectados com as melhores e mais inovadoras práticas de produção. “Só assim teremos um produto cada vez mais qualificado e com processos produtivos sustentáveis”, completa.

O projeto “Produtor Informado” conta também com a parceria da EMATER-RO, EMATER-MG, Incaper, Fundação Hanns Neumann, Ifes-Agrifesw, Coocapec e Cooxupé, atingindo 45 municípios nos principais estados produtores (MG, ES, SP e RO). Desde sua criação, o programa já capacitou 2.000 participantes e a expectativa é totalizar, ao longo deste ano, 1.500 alunos formados em diferentes regiões do Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cecafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário