ABIC promove suas certificações na Semana Internacional do Café

Publicado em 19/09/2016 15:27
68 exibições

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) marca presença na Semana Internacional do Café, que será realizada de quarta a sexta-feira (21 a 23), em Belo Horizonte, promovendo os seus diversos programas de certificação e qualidade.

Durante todo o evento, na Cafeteria ABIC serão exibidos vídeos da campanha de marketing da entidade deste ano, abordando os benefícios do café para a saúde (desempenho, atenção e prevenção de doenças), e filmetes com receitas de bala de café, shake de café e pãozinho de café com recheio de qualidade. Haverá também degustação dos cafés premiados da 12ª Edição Especial ABIC dos Melhores Cafés do Brasil. Folders com todos os programas de certificação, como o Selo de Pureza, Programa de Qualidade do Café (PQC), Círculo do Café de Qualidade (destinado às casas de café), Nível Mínimo de Qualidade (sugerido para as concorrências públicas de privadas) e Programa Cafés Sustentáveis do Brasil e o recente Programa de Certificação de Café em Cápsula, estarão à disposição do público.

Palestras e Workshops

Na quarta-feira, o diretor executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz, participa do DNA Café, no auditório principal, apresentando a palestra “Brasil: Consumo em Transição, Certificação e Agregação de Valor na Cadeia Produtiva”. O tema também será tratado na quinta-feira à tarde, durante bate-papo do diretor executivo com as integrantes da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla em inglês).  A ABIC também é apoiadora do cupping que será realizado pela IWCA Brasil, que contará com a presença de Camila Arcanjo, que é coordenadora do Grupo de Avaliação de Café (GAC), do Sindicafé São Paulo.

Na quinta-feira, na Cafeteria Modelo, está programado o workshop “Aprenda com a ABIC: Metodologia de Avaliação de Café em Cápsulas”, que contará com palestra e degustação a serem realizadas por Mônica Pinto, coordenadora de Projetos da ABIC e por Camila Arcanjo, do GAC.

O workshop será realizado em duas sessões, limitadas a 20 participantes cada: das 14h30 às 15h20 e das 15h40 às 16h30. Será feita uma análise do mercado de cafés em cápsula e seu potencial de crescimento no Brasil, e sobre a inovadora certificação ABIC para este produto, com a apresentação detalhada da metodologia de análise sensorial da bebida. Na sequência, os participantes irão degustar três cafés, com intensidades diferentes (suave, médio e mais intenso). Em cada degustação serão comentados os atributos de aroma, sabor, notas características (frutado, achocolatado, caramelo, etc.) e os participantes marcarão em suas fichas a intensidade, numa escala de 0 a 10. Após a degustação, será apresentado o perfil do sabor do café degustado e a intensidade da bebida.

Reunião Regional

Aproveitando a presença de um grande número de representantes das indústrias de café, a ABIC promoverá na manhã de sexta-feira, na Sala Inteligência de Mercado, a Reunião Regional em parceria com o Sindicafé-MG. 

Esses encontros, já tradicionais, são uma oportunidade dos participantes se atualizarem sobre as ações da ABIC, de exporem seus problemas e discutir soluções para melhorar seus negócios. Nesta reunião, serão tratados assuntos importantes como o compromisso com a qualidade do café, as tendências de consumo e as legislações. (RDC 14, 24 e 26).

SERVIÇO

Semana Internacional do Café

21 a 23 de Setembro

Expominas – Av. Amazonas 6.030 – Gameleira – Belo Horizonte

Cafeteria ABIC – Rua C – estande 15

Tags:
Fonte: ABIC

Nenhum comentário