Mercado projeta safra de café de 54,9 mi sacas no Brasil em 2016/17, aponta pesquisa

Publicado em 20/09/2016 17:00

LOGO REUTERS 2.0

Por Reese Ewing

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de café do Brasil 2016/17, que está na fase final de colheita, deverá atingir um volume de 54,9 milhões de sacas, segundo uma pesquisa da Reuters com importantes fontes do mercado, que acrescentaram que o tempo seco em parte da temporada permitiu a produção de grãos de melhor qualidade que no ano passado.

A pesquisa, com 11 operadores, analistas e instituições, apontou um intervalo de projeções de 47,8 milhões a 60 milhões de sacas, um dia antes de a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgar seu número revisado para a safra.

Com os últimos grãos chegando aos armazéns, a maior parte dos especialistas consultados disse que a próxima temporada (2017/18), cujas primeiras floradas estão começando a aparecer, será menor devido à bianualidade da produtividade dos cafezais.

Contudo, alguns comerciantes disseram que as boas chuvas que atingiram o cinturão cafeeiro nos últimos dias podem acabar gerando uma safra maior que a esperada, se as precipitações continuarem.

"Ainda é muito cedo para falar dos números da próxima safra. Se as chuvas favoráveis continuarem, nós podemos ver uma colheita sólida, com potencial de ser tão grande quanto a atual", disse o especialista em café da consultoria Safras & Mercado, Gil Barabach.

A mediana das projeções para a colheita de café arábica 2016/17 apontou para uma colheita de 43,8 milhões de sacas, superando o recorde de 2012, após safras afetadas pela seca..

Por outro lado, uma menor safra de café robusta, que é consumido predominantemente pela indústria local, foi drasticamente afetada pela pior seca da história recente. A produção de 2017 deverá novamente ser prejudicada, com os cafezais ainda em processo de recuperação.

A produção de robusta (ou conilon, como a variedade local é conhecida) caiu para 10,75 milhões de sacas em 16/17, segundo a pesquisa, redução de cerca de 30 por cento ante o recorde de 2014.

O vice-presidente da exportadora Wolthers and Associates, Rasmus Wolthers, em Santos, disse que armazéns no Sul de Minas e em São Paulo, região que produz cerca de 80 por cento do arábica do Brasil, estão abarrotados.

"Falava-se sobre o estoque de passagem ao fim da temporada 2015/16, em junho, com estimativas que variavam entre 2 milhões de 8 milhões de sacas. Agora, tendo em vista a capacidade apertada dos armazéns após a colheita, que provavelmente aquele volume estava mais perto de 8 milhões de sacas", disse ele.

Apesar de chuvas no fim de maio e no início de junho, no início da colheita, as cooperativas de café têm relatado que o tempo seco recentemente favoreceu a maior parte do beneficiamento dos grãos, o que significa café arábica com melhor sabor e preços mais elevados.

O presidente da Cooxupé, maior cooperativa cafeeira do Brasil, Carlos Paulino da Costa, disse que 70 por cento das 5,4 milhões de sacas recebidas de café teve boa qualidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário