Cecafé projeta ritmo forte em exportações de café do Brasil nos próximos meses

Publicado em 03/10/2016 07:19

LOGO REUTERS 2.0

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de café do Brasil deverão ter bom ritmo nos próximos meses, à medida que o país escoa uma grande safra de grãos da variedade arábica, disse nesta sexta-feira o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes.

Em agosto, os embarques do maior produtor e exportador de café do mundo já começaram a se recuperar, com uma maior oferta do produto da nova safra chegando ao mercado, mas ainda ficaram abaixo do mesmo mês de 2015. Em julho, devido à baixa disponibilidade do produto, chegaram a cair quase 40 por cento na comparação anual.

"Deveremos entrar (a partir de setembro) em velocidade de cruzeiro na exportação brasileira, isso pelo menos até o início do ano que vem, quando teremos de reavaliar (como ficará o ritmo)", afirmou Carvalhaes à Reuters, lembrando que antes da entrada da safra os estoques ficaram muito reduzidos após exportações e consumo interno em níveis elevados.

Com relação a projeções para exportações na safra 2016/17, Carvalhaes preferiu não fazer mudanças nas estimativas iniciais do Cecafé, que apontaram uma estabilidade no ano comercial ante 2015/16, quando houve um recuo de quase 4 por cento na exportação de café verde ante safra anterior, para 31,8 milhões de sacas de 60 kg.

"Vamos ter mais firmeza em meados de novembro sobre como encerraremos o ano (comercial). Gostaria de ver como vai ser a performance em setembro, outubro e novembro, que acredito será boa."

Segundo Carvalhaes, o Brasil colheu uma "boa safra" de arábica e teve problemas no conilon (robusta), cujas lavouras foram afetadas pela seca no Espírito Santo e Bahia, levando os preços deste tipo de café a patamares recordes no Brasil.

Uma importante empresa de café solúvel pagou 500 reais pela saca de conilon (base CIF São Paulo), segundo relatou a corretora Flavour Coffee, na quinta-feira. O café arábica, que habitualmente é bem mais caro que o conilon, está sendo negociado na faixa de 500 reais no mercado paulista, segundo índice do Cepea.

De qualquer forma, o presidente do Cecafé avalia que o Brasil terá produto suficiente para suprir adequadamente os seus consumidores e exportadores, ainda que, no caso do robusta, os embarques devam continuar fracos.

O Brasil, normalmente, exporta em sua maioria o café arábica.

"Acredito que vamos ter pouca oferta na exportação desse produto... e poderá ser substituído internamente por arábica... E como ele (robusta) é muito utilizado pelo consumo interno, acho que não haverá para exportações em grandes volumes."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário