Café: Zona da Mata de Minas é a primeira região produtora do Brasil a ter florada principal da safra 17/18; veja fotos

Publicado em 04/10/2016 16:51

A Zona da Mata de Minas Gerais é a primeira região produtora de café do Brasil a receber a principal florada da safra 2017/18. Os produtores da localidade já estão animados e afirmam que a produção tem saúde e condições de dar um bom retorno no próximo ano. (Veja fotos) Ainda assim, a maior parte das regiões produtoras do país ainda não teve a principal florada. No Sul de Minas Gerais, por exemplo, apenas 20% das lavouras estão prontas para a próxima temporada.

De acordo com o presidente da Câmara do Café da Mata de Minas, Admar Rodrigues Soares, o clima, as condições financeiras e o acompanhamento técnico foram fundamentais para que as plantas de café se encontrassem saudáveis neste momento. Cerca de 90% das lavouras não enfrentaram problemas climáticos. "Passando por outras áreas do estado de Minas Gerais e até mesmo no estado de São Paulo, percebe-se que a nossa região da Mata de Minas, vizinha do Espírito Santo, está sendo a primeira a registrar essas belas floradas", afirma Soares.

Na última safra, os resultados também foram animadores, com produção de cerca de 8 milhões de sacas de café, com uma média de 120 municípios envolvidos. Para o presidente, a colheita, em comparação os três anos anteriores de aflição e angústia do café, trouxe esperanças para todos os produtores e foi fundamental para manter e garantir a presença dos produtores na cafeicultura.

De acordo com mapas climáticos, a semana deve continuar com chuvas fortes sobre todo o cinturão produtivo de café do Brasil. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que entre hoje (4) e quarta-feira (5) choverá mais de 40 milímetros no Sul de Minas Gerais e Cerrado Mineiro e entre 20 e 30 milímetros no Espírito Santo, Alta Mogiana e em parte do Sul da Bahia. No Paraná, Oeste de São Paulo e Baixa Mogiana, a chuva deve ser mais fraca. Com essa condição, são esperadas floradas representativas em todas as regiões nos próximos dias.

Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas  Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas

Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas

Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas  Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas

Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • wesley junior loss são gabriel da palha - ES

    É o oposto do que está acontecendo com o café connilon do espírito santo, onde não teremos praticamente colheita por causa da seca.

    0