Congresso Nacional da Costa Rica mantém proibição para o cultivo de café robusta
O Congresso Nacional do Café da Costa Rica, um grupo de representantes da indústria cafeeira e do governo que define a política no país centro-americano, confirmou a proibição de cultivar o grão robusta, disse dois participantes em uma sessão extraordinária no sábado.
A proposta de alteração de um decreto contra o robusta, que foi proibido em 1988 para promover a produção de arábica, teve o apoio de mais da metade do Congresso, mas não alcançou a maioria de dois terços necessária para aprovação, disse José Manuel Hernandez, chefe da Câmara de Café dos torrefadores da Costa Rica, e Ricardo Seevers, ex-presidente do maior grupo de comércio da Costa Rica, o Instituto do Café (ICAFE).
A votação mostra um interesse crescente na Costa Rica, 14º maior produtor de café do mundo, em torno do reestabelecimento do grão que tem mais cafeína e amargo, o que reduziria a necessidade de importação de robusta para o consumo doméstico do país.
Uma comissão do ICAFE, que incluiu representantes da indústria, havia recomendado a revisão no embargo à luz das realidades de mercado e clima não visto há três décadas.
Os opositores à proposta, no entanto, acreditam que o café robusta ameaça a reputação da Costa Rica como um produtor de arábica premium.
Descoberto na Etiópia e agora presente em grande parte da América Latina, África e Ásia, o café arábica dominou rapidamente o mundo e representa cerca de 60% da produção mundial. Enquanto a demanda global para o café só aumenta, tanto no arábica como no robusta, ambas são sensíveis e estão sob ameaça do clima em longo prazo.
Tradução: Jhonatas Simião
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã