Colômbia lança nova variedade de café, a 'Cenicafé 1'

Publicado em 07/12/2016 15:52
71 exibições

Após 20 anos de pesquisas e planejamento para melhorar o rendimento dos produtores, a FNC (Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia anunciou durante o 83º Congresso da federação, realizado em Bogotá, o lançamento da nova variedade de café 'Cenicafé 1' desenvolvida pelo seu Centro Nacional de pesquisas de café.

Esta nova variedade de café apresenta baixo porte, é altamente produtiva, tem fácil adaptabilidade para as zonas de café colombiano e também é resistente à ferrugem e a doença Cereza del Café (CBD).

O tamanho e arquitetura, similar às variedades Caturra e Colômbia, permitem altas densidades de plantio elevadas (7.000 - 10.000 plantas por hectare) de acordo com as diferentes regiões.

Deve ser lembrado que maiores densidades são fundamentais na busca de maior produtividade, para atingir um alto retorno produtivo na produção de café.

A ampla adaptação geográfica, a resistência à doenças, a alta produtividade, qualidade e outros atributos da variedade, são importantes para a indústria de café colombiano, que está mais suscetível a variabilidade climática.

Essa importante notícia para os produtores de café da Colômbia foi dada pelo Gerente Técnico da FNC, Hernando Duque Orrego, durante o segundo dia dos Growers 83º Congresso da federação, sob o lema "Rentabilidade do cafeicultor, um compromisso de todos".

"A nova variedade Cenicafé 1 é recomendada para todo o país, tem excelentes características agronômicas, qualidade da bebida e maior proporção de grãos supremo do que as variedades atuais. No entanto, é essencial acompanhar um bom manejo agronômico para obter a rentabilidade desejada na agricultura", observou o gerente técnico.

Fonte: Federación Nacional de cafeteros

0 comentário