Cafeicultores esperam boa produtividade na safra 2017/18 do Brasil, diz Cepea

Publicado em 21/12/2016 06:19

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - Chuvas ao longo do mês de dezembro têm beneficiado as lavouras de café da safra 2017/18 do Brasil, e produtores esperam boa produtividade para um ano de bienalidade negativa, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise publicada nesta terça-feira.

O clima benéfico poderá amenizar o impacto do ano de baixa produção do café arábica, quando em geral as produtividades caem de forma acentuada na comparação com o ano anterior.

"Caso o clima siga favorável nos próximos meses, a queda na produção da safra 2017/18 não deve ser tão intensa", disse o Cepea.

Também houve uma melhora no cenário para o café robusta e cafeicultores estão mais otimistas.

"O retorno das chuvas nas principais regiões produtoras do Espírito Santo e de Rondônia renovou as esperanças de cafeicultores. Ainda que muitos acreditem em pequeno volume de produção, o rendimento pode ser melhor", indicou o Cepea.

MERCADO

As negociações de café no Brasil seguiram calmas por mais um pregão.

Segundo colaboradores do Cepea, as diferenças entre os preços ofertados e pedidos nos últimos dias têm limitado as negociações, que, em alguns casos, passam de 50 reais/saca.

Com as vendas calmas, as cotações domésticas têm oscilado em pequenos intervalos.

O Indicador Cepea/Esalq do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a 502,71 reais/saca de 60 kg, ligeira alta 0,6 por cento no dia.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário