Mercado mundial de café solúvel está estimado em US$ 28 bilhões com possibilidade de crescimento de 30% até 2020

Publicado em 02/02/2017 11:51

As análises e as prospecções mais recentes da cafeicultura em nível mundial realizadas pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café apontam, entre outros destaques, crescimento do consumo de café solúvel na Ásia e Oriente Médio no último ano. De acordo com o Bureau, citando dados de uma empresa de pesquisa, o mercado mundial de café solúvel é atualmente estimado em US$ 28 bilhões, com possibilidade de crescimento em torno de 30% até 2020. Grande parte da previsão do aumento do consumo é atribuída aos países em desenvolvimento localizados na Ásia e no Oriente Médio. Nesses países o café solúvel é visto pelos consumidores como um produto atraente devido ao modo rápido e fácil de preparo e, também, pela sua associação com o estilo de vida ocidental moderno.

Segundo ainda aponta essas análises do solúvel, em muitos países ocidentais desenvolvidos o consumo desse tipo de café tem apresentado queda no consumo, mas, em contrapartida, os mercados asiáticos do Pacífico, Oriente Médio e África demostram crescimento e, além disso, a expectativa é de que juntos ultrapassem o consumo do Leste Europeu até 2020. Acredita-se, também, que as mudanças de consumo do café solúvel em países em desenvolvimento impulsionem o desenvolvimento de produtos de café premium no futuro. Com relação ainda ao solúvel, as análises destacam que na Europa Oriental, maior parte da Ásia e África, a principal tendência de consumo é também o café solúvel. Por isso, grandes empresas têm investido na aquisição ou construção de fábricas de solúvel com o objetivo de aumentar a produção e conquistar espaço em um mercado em pleno crescimento.

O Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café (VOL. 5/Nº 12/30 JANEIRO 2017), da Universidade Federal de Lavras – UFLA, instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, destaca também que no Brasil, Europa e EUA as principais tendências para as torrefadoras são os cafés especiais e as monodoses e que as empresas do setor têm investido cada vez mais em grãos de qualidade, tecnologia e novos produtos para conquistar mais consumidores desses tipos de café.

Nesse contexto, aponta especificamente como destaque que na Itália o segmento de café é bem desenvolvido e se afigura como um importante setor para a economia do país. De acordo com dados mencionados no Relatório, o país é o segundo maior importador de grãos de café do mundo, com o valor aproximado de 1,4 bilhão de euros, além de apresentar um elevado consumo per capta de 5,65kg/ano. O país também conta com mais de 800 torrefadoras que empregam em torno de 7 mil funcionários e faturam cerca de 3,3 bilhões de euros.

Com relação a máquinas de preparo de café, o Bureau salienta que a Itália também se destaca na fabricação de máquinas profissionais de expresso, país que conta com 34 fábricas que geram 1250 empregos e apresentam um volume de negócios superior a 430 milhões de euros. As máquinas italianas lideram as vendas mundiais para hotéis, restaurantes e cafeterias. O mercado de máquinas de café expresso pequenas, ideais para residências, também é liderado por uma fabricante italiana que possui 34% do mercado global e gera mais de 720 milhões de euros em receitas. As empresas italianas também estão entre as maiores fabricantes mundiais de máquinas para embalar e encapsular café, conclui o Relatório Internacional de Tendências do Café que está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário