Procafé: Cochonilha verde pode atacar frutos de café

Publicado em 10/03/2017 15:01

Constatou-se, recentemente, em cafeeiros no Estado do Rio de Janeiro, a ocorrência de cochonilha verde (Coccus virides) atacando frutos de cafeeiros, sendo a primeira vez que se observa esse tipo de ataque, por essa espécie de cochonilha. 

A cochonilha verde só era citada atacando ramos e folhas novas e nessas se localizam ao longo da nervura principal.

Já, a responsável por ataque em frutos é a cochonilha branca ou farinhenta, sendo comuns as espécies Planococcus citri ,  P. minor e P. longispinus , também conhecidas como cochonilha das rosetas. Esse tipo de cochonilha ataca ramos novos, folhas, botões florais e frutos. Nas frutificações, o inseto causa grave prejuízos. Ela, se instalando dentro das rosetas, suga o pedúnculo e a base dos frutos, onde se pode observar uma substância branca em forma de lã, secretada pelo inseto, e que serve para proteger os ovos junto ao adulto.

Na nova situação, agora constatada, a cochonilha verde foi observada tanto nas folhas e ramos novos, como sobre a superfície de frutos verdes, como nos pedúnculos dos frutos, dentro das rosetas, de forma semelhante à cochonilha branca. Como conhecido, ocorreu, simultaneamente, a presença de formigas, sendo este um bom indicativo, já que o ataque de cochonilhas, no geral, ocorre em reboleiras, ficando difícil de vizualização. Nesse caso atual não foi observada a fumagina, talvez pelo período seco, sendo a coloração escura de fungos o que, também, favorece a verificação do ataque

Os prejuízos causados pelo ataque  são devidos  à sucção contínua da seiva, que enfraquece a planta. No caso presente, de ataque na roseta, verifica-se que frutos menores acabam amarelecendo e secando.

A ação dos inimigos naturais, principalmente das joaninhas, dos Chrizopas (lixeiro) e dos fungos (Lecanicilliumlecani), pode manter as cochonilhas sob controle. Quando esse equilíbrio é rompido, pode-se fazer uso do controle químico, para reduzir a população de cochonilhas, até que o equilíbrio seja restabelecido.

Para o controle químico existem poucos produtos registrados no MAPA especificamente contra as cochonilhas, tendo-se  o Clorpirifós  para cochonilhas da parte aérea, embora produtos usados contra outros insetos em cafeeiros, também são eficientes contra cochonilhas.  Inseticida eficiente  contra a cochonilha (de contato) deve possuir bom poder de penetração, para transpor a capa cerosa que recobre o corpo do inseto. O uso de óleo ou adjuvante siliconado aumenta  a capacidade de distribuição e penetração  do inseticida.

São eficientes no controle das cochonilhas da parte aérea, como a cochonilha verde, os produtos inseticidas fosforados, acompanhados de óleo mineral (1 a 1,5%).  Nesse sentido, podem ser usados os produtos: Malathion 500 (Malatol etc) - 0,3 a 0,6%; Parathion 60% (Folidol, Folisuper etc) - 0,1 a 0,3%; Dimetoato 50%  - 0,1 a 0,2% e outros fosforados, como o Clorpirifós.

Procafé: Cochonilha verde pode atacar frutos de café 001

Procafé: Cochonilha verde pode atacar frutos de café 002

Procafé: Cochonilha verde pode atacar frutos de café 003

J.B. Matiello– Eng Agr Fundação Procafé 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário