Conferência em São Paulo destaca a produção sustentável de café no Brasil à imprensa internacional

Publicado em 26/04/2017 11:00

A produção ambiental e economicamente sustentável da cafeicultura paulista e brasileira foi tema de debates realizados com especialistas e acompanhado por jornalistas nacionais e estrangeiros durante a Brazil & Sustainable Coffee Conference, realizada na terça-feira, 25 de abril de 2017, na sede da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). O evento, que teve a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, na abertura, foi promovido pela Ocesp, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e Basf e comemorou ainda os 60 anos da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), entidade que é referência nacional na produção do grão.

Arnaldo Jardim destacou que a produção paulista de café é estratégica para o Brasil e se apresenta como um produto fundamental e sustentável. “Queremos dialogar com o mundo e ter orgulho de apresentar os aspectos de sustentabilidade da produção, do manejo e da forma de gerir o negócio do café. Apoiar uma produção harmônica com o meio ambiente é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, afirmou.

Para Arnaldo Jardim, apesar de ser baseada no pequeno produtor, “a cadeia produtiva do café é complexa e representa grande impacto no agronegócio, capaz de alavancar um novo ciclo de aquecimento e crescimento da economia”, ressaltou o titular da Pasta Estadual, que estava acompanhado do secretário-executivo das Câmaras Setoriais, Alberto Amorim, e do diretor do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Celso Vegro.

De acordo com o presidente do sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, o desenvolvimento sustentável do setor cafeeiro passa pelo cooperativismo.  “Nosso café é produzido, principalmente, por pequenos agricultores organizados em cooperativas e associações. E a evolução da cafeicultura tem como protagonista o cooperativismo, que proporciona ao produtor acesso à informação, ao conhecimento e à tecnologia e o ajuda a se inserir no mercado mundial”, afirmou.

Para o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Correa Carvalho, é importante resgatar a história do café, que chegou a ser a base da pauta de exportação brasileira. “Sua história tem origem na Pérsia, passa pela Europa e, ao entrar no Brasil, o café encontrou, de fato, o seu local de expansão da produção. Atualmente, temos um terço do mercado internacional de café, algo muito importante, além de sermos o segundo país que mais consome a bebida”, explicou, citando as influências do cultivo do grão na economia, na política, na expansão das ferrovias e no processo de imigração ocorrido a partir do século 19.

Com a presença de jornalistas de veículos da Alemanha, Itália, Estados Unidos, França e Japão, o evento teve palestras sobre “Atribuição, Ocupação e uso das terras no Brasil”, com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evaristo de Miranda; “Agricultura de Baixo Carbono”, com Marcelo Furtado; “AgBalance da Cadeia Produtiva do Café”, com o vice-presidente sênior da Basf, Eduardo Leduc; e “Responsabilidade Social Cooperativista”, ministrada pelo presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretaria de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário