Fórum reúne países produtores de café em Medellín, na Colômbia, na próxima semana
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, representará o governo brasileiro no 1º Fórum Mundial dos Produtores de Café, de segunda (10) a quarta-feira (12) da próxima semana, em Medellín (Colômbia). “O evento servirá para discutir os principais assuntos de interesse do setor cafeeiro sob a perspectiva dos produtores, de modo a aumentar a visibilidade internacional dessas questões e propiciar a colaboração com outros elos da cadeia em novas bases”, diz o diretor do Departamento do Café, Cana-de-Açúcar e Agroenergia Silvio Farnese, que acompanhará Geller na viagem.
A agenda do fórum tem três painéis: "Sustentabilidade Econômica do Produtor de Café", "Desenvolvimento Rural e Indicadores Socioeconômicos no mundo do café" e "Adaptação a Alterações Climáticas na Produção de Café".
De acordo com os organizadores, as conclusões e recomendações serão incorporadas ao documento "Declaração Final do 1º Fórum Mundial dos Produtores de Café", a ser apresentado na próxima sessão do Conselho Internacional do Café, em setembro deste ano, em Abdijã (Costa do Marfim).
O painel sobre a Sustentabilidade Econômica do Produtor de Café contará com a palestra do presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro. As conferências e painéis terão tradução simultânea em espanhol, inglês, francês e português.
Responsável por cerca de 37% de toda a produção mundial de café, o Brasil é o maior produtor e exportador do grão e o terceiro maior consumidor mundial do produto. O setor cafeeiro emprega atualmente no Brasil cerca de 8 milhões de pessoas, em 287 mil propriedades espalhadas por 17 estados e 1.468 municípios.
Os maiores produtores de café do mundo, em milhões de sacas, são: Brasil (55); Vietnã (25), Colômbia (14), Indonésia (10), Etiópia (6.6), Honduras (5.9) e Índia (5.3).
Acesse aqui o site do 1º Fórum Mundial dos Produtores de Café
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã