Café: Colheita da safra 2017/18 passa de 90% no Brasil, aponta Safras & Mercado

A colheita de café da safra 2017/18 estava em 91% da produção total até o dia 15 de agosto. A estimativa é da consultoria Safras & Mercado. Levando em conta a produção esperada pela empresa para o Brasil de 51,1 milhões de sacas, já foram colhidas 46,29 milhões.
A colheita avançou cinco pontos percentuais, já que na semana anterior estava em 86%. Em igual período do ano passado, os trabalhos estavam em 86%, e na média dos últimos 5 anos para o período registravam 87%.
O clima nas últimas semanas acabou ajudando o avanço dos trabalhos, mas agora já caminhando para o final resta apenas o café de varrição nas lavouras ou mais algum repasse, de acordo com a consultoria de mercado.
Para o analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, com a proximidade do fim dos trabalhos é possível traçar um panorama melhor da safra. "E junto com a colheita avança o beneficiamento, permitindo traçar um perfil melhor da safra. Além de miúda, também percebe-se alguma escassez de bebida mais fina, por conta, especialmente, da safra menor no Cerrado e de alguns problemas no Sul de Minas", afirma.
A colheita da variedade arábica, especificamente, chega a 88% da safra, com trabalhos acima de igual época do ano passado (82%) e também acelerados na comparação com a média histórica. No conilon, a colheita chegou ao final.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã