Café: Espírito Santo volta a proibir irrigação de lavouras em todo o estado

Publicado em 14/09/2017 15:45
4150 exibições

LOGO nalogo

Os produtores rurais de todo o Espírito Santo e cafeicultores capixabas, já que o estado é o maior produtor de café conilon do Brasil, estão proibidos de realizar a irrigação de lavouras diante das as condições climáticas recentes. A medida foi publicada no DIO/ES, nesta segunda-feira (11) e restabelece o Cenário de Alerta.

A Agerh (Agência Estadual de Recursos Hídricos) informou ao Notícias Agrícolas que "a captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano está proibida em todo o Estado durante o dia, das 5 às 18 horas". Não há prazo para suspensão da medida.

No ano passado, a mesma medida chegou a ser aprovada pelo governo do estado em meio a uma severa seca que impactou fortemente a produção de conilon. Foi a pior safra dos últimos 10 anos. A colheita da temporada 2017/18 já foi finalizada, com expectativa de produção entre 6,5 milhões a 8 milhões de sacacas de 60 kg.

Os reflexos das intempéries climáticas recentes devem aparecer em 2018/19. Cerca de 80% das lavouras de café do estado utilizam irrigação e as plantas que vão produzir no ano que vem estão em fase de floração. Neste momento, a planta necessita ainda mais de água para desenvolvimento dos frutos.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

3 comentários

  • bruno giacomin linhares - ES

    CAFÉ... ainda falam em safra recorde de 60 milhões de sacas..., tudo especulação, para segurarem os preços.

    0
    • FRANCISCO LOPESCAMBÉ - PR

      SAFRA DE 2018: APENAS MERA CATAÇÃO... infelizmente.

      0
  • Wandemberg Neves Freitas Resplendor - MG

    Resplendor - MG na mesma situação de seca. Muitas propriedades tendo escassez de água.

    0
    • FRANCISCO LOPESCAMBÉ - PR

      É triste. E verdade.

      0
  • alexandre maroti nova resende - MG

    A maior parte das areas cafeiras com problemas..., estamos fritos... aqui há mais de 3 meses sem chuva... tudo secando... o parque cafeeiro arabica esta arrebentado e a estiagem agora pode atingir novamente aas lavouras do connilon...

    0
    • FRANCISCO LOPESCAMBÉ - PR

      AQUI, NO PARANÁ... O CAFÉ, TAMBÉM, A SITUAÇÃO ESTÁ FICANDO PREOCUPANTE... GRANDE SAFRA NO BRASIL: SÓ NA IMAGINAÇÃO...HÓ...Hó...

      0
    • FRANCISCO LOPESCAMBÉ - PR

      E A SECA PERSISTE. O SOL QUENTE E SEM NUVENS DE CHUVA CASTIGA AS LAVOURAS DE CAFÉ. SUPER SAFRA... HÓ. JÁ ERA....

      0