Plataforma Global do Café é referência em Estado de destaque pelo crescimento na produção

Publicado em 25/09/2017 10:34
Concurso estadual de Rondônia tem modalidade baseada na aplicação do Currículo de Sustentabilidade do Café

Um dos Estados mais promissores no país hoje quanto ao potencial de produção de café, Rondônia inclui atualmente a sustentabilidade como requisito básico em seu concurso de qualidade. Conforme explica o próprio regulamento do II ConCafé Rondônia (2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia), a avaliação dos cafés candidatos para a edição 2017 se deu mediante aplicação de “questionário contendo os Itens Fundamentais para a sustentabilidade do café, os quais foram extraídos do Currículo de Sustentabilidade do Café, da Plataforma Global do Café”.

Uma das atrações da premiação, que acontece dia 28 de setembro, em Cacoal, no leste rondoniense, será um painel intitulado Qualidade e Sustentabilidade do Café, a partir das 14h30, com a participação de Pedro Ronca, gerente do Programa Brasil da Plataforma, falando sobre “Sustentabilidade na Cafeicultura”. O programa tem como principal instrumento o Currículo de Sustentabilidade do Café, documento elaborado por diferentes membros da cadeia do café, para orientar cafeicultores, com ênfase em pequenos e médios, sobre as práticas sustentáveis necessárias para que tenham lucro no negócio enquanto produzem de maneira responsável social e ambientalmente.

Com mais de 200 inscritos e expectativa de receber 400 produtores na premiação, o II ConCafé Rondônia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, e executado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia/EMATER-RO, em parceria com a Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, EMBRAPA, Agência de Defesa Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia – IDARON e SEBRAE.

Sobre o Programa Brasil de Sustentabilidade   

Parte das ações da Plataforma Global do Café, o Programa Brasil de Sustentabilidade estimula e difunde, desde 2012, práticas sustentáveis na cafeicultura, visando a que os produtores tenham mais benefícios econômicos, sociais e ambientais, assim como a cadeia como um todo. Sua principal referência é o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC),que vem sendo disseminado por parceiros do programa, comoserviços de extensão, cooperativas, exportadores e centros de ensino, nos principais estados produtores de café (MG, ES, SP, RO, PR e BA). Com foco no pequeno e no médio produtor, o programa tem proporcionado o alinhamento de iniciativas que aconteciam isoladamente e a busca por sinergias com fortalecimento das parcerias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Plataforma Global do Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário