Lançada pela Procafé, cultivar siriema se destaca pela resistência ao bicho mineiro e à ferrugem ao longo dos anos

Publicado em 22/11/2017 13:23

A cultivar de cafeeiros Siriema, cuja característica principal é sua resistência ao bicho-mineiro, vem , ao longo dos anos, mantendo essa resistência, além de apresentar, também, boa resistência à ferrugem. Novas seleções, com melhores produtividades, têm sido desenvolvidas.

O material genético denominado Siriema surgiu a partir de híbridos, em gerações avançadas, oriundos de cruzamentos e retro-cruzamentos de cafeeiros  de C. arabica com C. racemosa,  trabalho  iniciado no IBC e agora na Fundação Procafé. Vem sendo trabalhadas  duas linhas – a reprodução vegetativa, por mudas clonais, de plantas matrizes selecionadas e a segunda, por reprodução seminal, ou seja, obtenção de cultivares que possam ser reproduzidas por sementes, com homozigoze para a resistência.

A Cultivar Siriema AS 1 foi lançada em 2014 pela Fundação Procafé, sendo registrada no MAPA para seu cultivo comercial. Em sua geração F4, em campo experimental na Fda  Sto Antonio, em Coromandel-MG, ela mostrou homozigoze para resistência ao Bicho-Mineiro, possuindo, ainda, resistência à ferrugem, indicando, assim, a possibilidade de reproduzir essas  características genéticas através de sua reprodução por sementes.

Observações no mesmo campo, em Coromandel, com base nas avaliações de infestação e características de produtividade, mostram que duas novas seleções, uma de frutos vermelhos e outra de amarelos, de forma semelhante ao Siriema AS1, tem apresentado bom nível de resistência, podendo ser, assim, também reproduzidas por sementes.

Em campos de multiplicação dessas seleções de Siriema, instalados em diferentes regiões cafeeiras em Minas Gerais, na Mogiana-SP,  na região de Marechal Floriano-ES e na Chapada Diamantina-BA, independentemente da região ambiental e das populações locais de bicho mineiro, tem sido confirmado, em escala de maior numero de plantas,  o elevado nível de resistência, com alta reprodutibilidade dessa característica desejada,  nas gerações derivadas. novasNas seleções novas de Siriema, realizadas em Coromandel, além da característica de resistência ao BM, as plantas tem apresentado melhor arquitetura de copa e maior produtividade, diferentemente da Cultivar AS1, que apresenta copa bem estreita, portanto adequada a menores espaçamentos. Todas elas possuem um atributo desejável, a maturação precoce dos frutos, podendo, assim, ser combinada com o cultivo de outras cultivares comerciais, de maturação média e tardia. Verificou-se, ainda, que as plantas de Siriema dessas seleções têm mantido boa resistência à ferrugem.

Fica evidenciada, deste modo, a viabilidade da descendência seminal dos cafeeiros da Cultivar Siriema,  em sucessivas  gerações e novas seleções.

 Paralelamente, está sendo preparada a infra-estrutura para distribuição  de outra cultivar de Siriema (VC4), esta com  reprodução das matrizes selecionadas, por meio de estacas ou por embriogenese somática.

Procafé 001

Procafé 002

J.B. Matiello, S.R. de Almeida e Iran B. Ferreira – Engs Agrs Fundação Procafé,  M.B da Silva- Eng Agr Mapa e C.H.S.Carvalho – Eng Agr Embrapa-Café

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário