De olho em segmento de café premium no país, JDE busca consolidação de investimentos

Por José Roberto Gomes
MATA DE SÃO JOÃO, Bahia (Reuters) - A Jacobs Douwe Egberts (JDE), a segunda maior comercializadora de café do mundo, trabalha pela maturação de seus investimentos recentes e segue em busca de uma participação maior no segmento premium no Brasil, disse nesta sexta-feira a presidente da empresa no país, Lara Brans.
"Queremos oferecer marcas de maior valor agregado, premium, de alta qualidade. Estamos investindo e consolidando isso. Estamos no caminho certo", afirmou a executiva à Reuters no intervalo do EnCafé, maior evento da indústria cafeeira do Brasil, realizado na Bahia.
O investimento mais recente da JDE no Brasil foi o lançamento, em agosto, da marca L’OR, em um mercado super premium em que a empresa espera ver dobrar em três anos.
Conforme dados da empresa de análises Euromonitor International, o consumo de café premium no Brasil atinge hoje de 5 a 10 por cento do total, com algo em torno de 70 mil toneladas.
Quase metade da demanda por café premium no Brasil se dá no Sudeste do país, embora a JDE, com o L’OR, tenha buscado uma expansão em toda a nação, que é a segunda maior consumidora de café do mundo, depois dos Estados Unidos.
Atrás apenas da Nestlé no comércio global de café, com uma parcela de 9,5 por cento das receitas segundo a Euromonitor, a JDE pretende distribuir o portfólio total do café L'OR (grãos, torrado e moído, instantâneo e cápsulas) em até 2 mil pontos de venda no Brasil.
A maioria dos produtos L'OR está sendo produzida no Brasil, usando cafés brasileiros selecionados.
No país, considerando-se todas as categorias, a JDE tem uma participação de 18,7 por cento no mercado de café.
0 comentário
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)