Pesquisador detalha a evolução da cafeicultura irrigada nos últimos anos

Publicado em 14/03/2018 11:20
57 exibições
Dr. Everardo Mantovani, da Universidade Federal de Viçosa enumera as vantagens da irrigação em relação ao cultivo sequeiro

“A historia do simpósio está associada às pesquisas do núcleo de Cafeicultura Irrigada”, garante o professor Dr. Everardo Mantovani, da Universidade Federal de Viçosa, que traçou na Fenicafé um panorama da irrigação na Cultura do café.

A consolidação do sistema de irrigação aconteceu nos anos 90. “Há 20 anos quando começou esse simpósio as dúvidas eram outras e a tecnologia avançou muito. Os sistemas foram implantados em várias regiões do país, com vistas na produção e na qualidade do café”.

A ideia era produzir sem a dependência das chuvas.  “A água demais ou de menos trazem problemas. É necessário um equilíbrio e a irrigação nos permite isso”, informa.

Juntamente com a evolução da tecnologia, também pode se comemorar a evolução na forma de produção e da implantação dos sistemas. No entanto o tema proposto pela Fenicafé 2018: É Tempo de Irrigar com Consciência. “Nossos sistemas de irrigação estão entre os maiores e melhores do mundo, podendo contar com suporte técnico capacitado”.

A cafeicultura Irrigada sobrepõe uma série de mudanças, se comparado aos sistemas de sequeiro. Tem um custo maior, mas por outro lado permite expandir uma série de parâmetros.  Um deles é conseguir a adubação logo após a colheita, que só e possível com o sistema de irrigação.

Fenicafé - A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento acontece até quinta-feira(15), no Pica Pau Country Club em Araguari, no Triangulo Mineiro.

Tags:
Fonte: Asscom Fenicafé

Nenhum comentário