Em nota, OIC confirma saída dos Estados Unidos do Acordo Internacional do Café

Publicado em 03/04/2018 12:13

LOGO nalogo

A OIC (Organização Internacional do Café) confirmou em nota divulgada para a imprensa na manhã desta terça-feira (3) a saída dos Estados Unidos do Acordo Internacional do Café, atendendo assim a um pedido do governo do país.

Segundo informação da Agência Estado, antecipada em 16 de março, a decisão atente mais um passo na meta da administração do presidente Donald Trump de diminuir a participação do país em organismos multilaterais.

O Acordo Internacional do Café de 2007 é um tratado entre países produtores e consumidores de café, cujo objetivo é fortalecer a OIC, o setor cafeeiro e promover sua expansão sustentável no mundo.

Na nota divulgada pela OIC, José Sette, diretor executivo da OIC, disse lamentar a decisão do governo dos Estados Unidos, mas mantém a confiança de que as relações entre a organização e a comunidade americana continuarão próximas.

"O setor privado nos EUA, representado pela Associação Nacional de Café e a Associação de Cafés Especiais, é muito favorável à OIC e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com ambas as associações. No que diz respeito ao governo dos EUA, uma administração anterior também tomou a decisão de retirar-se do Acordo Internacional do Café e depois voltou atrás. Esperamos que a comunidade internacional do café reveja essa decisão com o governo dos EUA para voltar a ser nossos membros e que junte-se a nós para continuar a enfrentar os complexos desafios enfrentados pelo setor do café mundial em que 25 milhões produtores, maioritariamente minifundistas, e mais de 125 milhões de pessoas direta ou indiretamente dependem do café para a sua subsistência", disse Sette.

De acordo com regulamento da OIC, a saída dos Estados Unidos do acordo entrará em vigor a partir do dia 3 de junho de 2018.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário