Colômbia aprova importação de café robusta para abastecer indústria de solúvel

A Colômbia autorizou na quarta-feira (12) a importação de café robusta para abastecer sua indústria de solúvel, segundo informou em nota a Federação dos Produtores Nacionais de Café (FNC). O objetivo da medida é a obtenção de melhores margens de lucro e diante do risco de escassez do produto no país.
A importação deve atender a uma demanda da Buencafe, que tem fábricas de café solúvel pela Colômbia, e pedia pela medida. Mas o volume não passará de 2% das compras totais de matéria-prima da empresa e não substituirá as compras dos produtores nacionais. As marcas Buendía e Juan Valdez continuarão usando café cem por cento colombiano.
A medida, segundo nota da FNC, também visa manter a competitividade da Buencafe, que é de propriedade de produtores de café colombiano, em comparação com outros concorrentes no mercado mundial que têm múltiplas fontes de abastecimento de grãos.
"A importação é para criar um produto específico e exportá-lo, já que boa parte da indústria de solúvel do mundo usa robusta, porque é muito mais eficiente ao converter o robusta em café solúvel", disse o gerente de indústria da Federação Nacional dos Cafeicultores, Roberto Vélez.
A Colômbia é o maior produtor mundial de café arábica lavado.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã