Minas Gerais: Custos de produção do pequi, mangaba, leite e café são analisados até sexta (3)

Publicado em 30/07/2018 14:52

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) farão visitas nesta semana a agricultores e extrativistas de Minas Gerais para elaborar os custos de produção do pequi, mangaba, leite e café.

As visitas que seguem até quinta-feira (2), serão realizadas nos municípios de Taiobeiras (café), Rio Pardo de Minas (mangaba), Santo Antônio do Retiro (pequi) e Porteirinha (leite). Com exceção da mangaba que terá o custo atualizado, todos os outros custos serão elaborados pela primeira vez nestes municípios.

Nestas ações, os agentes que compõem a cadeia produtiva participam de painéis técnicos durante os quais são definidos os parâmetros, atividades e insumos para cada cultura. Os dados coletados pela Conab servem de base para a elaboração dos preços utilizados no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), no caso do pequi e da mangaba.

O levantamento analisa, ainda, a situação econômica das culturas e a sua rentabilidade ao produtor, servindo de base para uma nova proposta de preço mínimo do produto. A metodologia utilizada leva em conta informações como implementos agrícolas, fertilizantes, mudas, sementes, etc. No caso dos produtos extrativistas, a mão-de-obra  e os  implementos manuais utilizados são a referência para a pesquisa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Mauricio Ribeiro poços de caldas - MG

    Taiobeiras é terra do pequi, como realizar custos de produção de café em local sem características cafeeiras? Onde Taiobeiras é referencia em cafeicultura? Não é para corrigir preço minimo, é para ficar tudo como está... Produtores que amargam prejuízos há tempos com a cafeicultura no sul de minas e zona da mata que continuem com seus prejuízos. Não é em Taiobeiras que irão corrigir os custos de produção de café. Para ser sério deveria ser tomada minimamente uma das regiões cafeeiras do arábica. Cerrado, Sul de Minas, Norte de São Paulo e Zona da Mata.Qualquer outro local é pseudo custo de produção de café arábica.

    0