Procafé: Em cafeeiros novos, capina rapada é inadequada

Publicado em 23/01/2019 09:11

Em cafezais  novos, em fase de formação,  a linha de  cafeeiros  deve ser mantida mais no limpo, com mato bem controlado, para evitar concorrência das ervas daninhas, que prejudica o desenvolvimento das plantas novas de café. No entanto, capina mal feita pode, também, causar prejuízos.

Vários tipos ou sistemas de controle do mato podem ser utilizados em lavouras novas de café. Muito comum, em lavouras mais extensivas, é o uso de controle com herbicidas específicos, seletivos ou, mesmo,  os normais, estes com jato bem protegido. Nas propriedades menores e em regiões montanhosas é muito adotado, ainda, o sistema de capina manual, com enxada, para controle do mato na linha de cafeeiros. Este tipo de controle é denominado de trilha da lavoura.

Mesmo sendo a capina com enxada o tipo de controle do mato mais antigo, portanto bem conhecido dos trabalhadores, ele não prescinde de racionalidade. No campo é muito comum observar o que se chama de capina rapada. Nessa capina o trabalhador corta o mato, pelas raízes , com a enxada e esse mato, junto com um pouco da terra superficial, é arrastado para as laterais, ficando o solo limpo e rapado, dai o nome da capina.

A capina rapada é contra-indicada por deixar o terreno muito limpo e desprotegido, o que pode reduzir a infiltração de água das chuvas. Além disso, pode arrastar, pra longe das plantas novas de café, o próprio mato capinado (que serviria de cobertura morta)  e a terra superficial, onde pode haver resíduos de adubos e defensivos de solo ainda disponíveis.

A capina rapada  é feita com  o trabalhador manejando  a enxada  de cima pra baixo, quando a capina ideal seria operando em nível, andando lateralmente e deixando o mato e a  terra solta no local capinado, não arrastando os mesmos pra fora da linha capinada.

A alegação de que, deixando o mato capinado no mesmo local, as ervas voltariam a pegar no terreno, não procede, pois isso só aconteceria em dias de chuva, situação em que a capina não deve ser praticada.

Para finalizar, aproveita-se para acrescentar alguns aspectos a observar, importantes na eficiência da operação de capina manual. Primeiro é indicado trabalhar com enxada bem afiada e com mato mais baixo, para maior rendimento. O solo não  deve estar nem muito seco e duro nem muito úmido. Junto às plantas novas de café o mato deve ser arrancado com cuidado, de preferencia com as mãos, pra evitar ferimentos no tronco das plantas pela enxada.

Procafé

Procafé

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Hugo Siqueira e Fortunato Delgado – Engs Agrs Programa Bule Cheio- FAERJ/Senar-RJ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário