Exportadora mexicana de café vai ao Espírito Santo conhecer alta tecnologia em irrigação

Publicado em 24/01/2019 13:05
104 exibições

Em busca de exemplos de boas práticas na produção de café irrigado, representantes da ECC México, uma das maiores exportadoras de café do país latino-americano, vêm ao Espírito Santo nesta segunda-feira (28) para visitar a Fazenda Victorio Orletti, na cidade de Pinheiros, no extremo Norte do Espírito Santo (ES).

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, Elídio Gama Torezani, que acompanhará os representantes da empresa, será apresentado o uso da tensiometria, técnica que permite monitorar a umidade do solo e realizar as irrigações no momento e na quantidade certos, propiciando, assim, o melhor manejo da irrigação do café.

Outro recurso que estará em demonstração, segundo Abel Fonseca, engenheiro agrícola da Hydra, é o da nutrirrigação. “Essa técnica permite que os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta sejam aplicados de forma parcelada e precisa, dissolvidos em água, por meio do sistema de irrigação”, explica ele.

A ECC México integra a Neumann Kaffee Gruppe, que é líder mundial em serviços de café verde, e compra a maior parte da produção do grão de países da América Central para revender, sendo os Estados Unidos o seu principal comprador.

Na terça-feira (29), os representantes seguem para a cidade de Guaratinga, no Sul da Bahia, onde passarão por mais duas fazendas, Kitanda e Agropecuária A4, guiados também pelo especialista agronômico da Netafim Brasil Igor Nogueira Lapa, para conhecer o sistema de gotejamento subterrâneo em café conilon e estruturas automatizadas de operação, filtragem e injeção de fertilizantes.

Produto brasileiro é destaque mundial

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café do mundo, com foco em café arábica e robusta (conilon). Em 2018, o País vendeu para fora o maior volume dos últimos dois anos, cerca de 35,2 milhões de sacas, considerando a soma de diferentes tipos: verde, solúvel, torrado e moído, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Estados Unidos, Alemanha e Itália são os maiores compradores do café brasileiro, considerado o mais sustentável. E o Espírito Santo é o principal Estado produtor de conilon do País, o que faz dele uma referência para outros mercados.

Elídio Gama Torezani, diretor da Hydra Irrigações, aponta a importância das visitas. “Fomos recomendados pela parceira Netafim Brasil por causa da expertise agronômica de nossa equipe a qual, associada aos projetos que utilizam alta tecnologia de irrigação, tem contribuído para a recuperação, manutenção e expansão da produtividade de grandes fazendas no contexto atual de escassez hídrica”.

Tags:
Fonte: Hydra Irrigações

Nenhum comentário