Exportadora mexicana de café vai ao Espírito Santo conhecer alta tecnologia em irrigação

Publicado em 24/01/2019 12:05

Em busca de exemplos de boas práticas na produção de café irrigado, representantes da ECC México, uma das maiores exportadoras de café do país latino-americano, vêm ao Espírito Santo nesta segunda-feira (28) para visitar a Fazenda Victorio Orletti, na cidade de Pinheiros, no extremo Norte do Espírito Santo (ES).

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, Elídio Gama Torezani, que acompanhará os representantes da empresa, será apresentado o uso da tensiometria, técnica que permite monitorar a umidade do solo e realizar as irrigações no momento e na quantidade certos, propiciando, assim, o melhor manejo da irrigação do café.

Outro recurso que estará em demonstração, segundo Abel Fonseca, engenheiro agrícola da Hydra, é o da nutrirrigação. “Essa técnica permite que os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta sejam aplicados de forma parcelada e precisa, dissolvidos em água, por meio do sistema de irrigação”, explica ele.

A ECC México integra a Neumann Kaffee Gruppe, que é líder mundial em serviços de café verde, e compra a maior parte da produção do grão de países da América Central para revender, sendo os Estados Unidos o seu principal comprador.

Na terça-feira (29), os representantes seguem para a cidade de Guaratinga, no Sul da Bahia, onde passarão por mais duas fazendas, Kitanda e Agropecuária A4, guiados também pelo especialista agronômico da Netafim Brasil Igor Nogueira Lapa, para conhecer o sistema de gotejamento subterrâneo em café conilon e estruturas automatizadas de operação, filtragem e injeção de fertilizantes.

Produto brasileiro é destaque mundial

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café do mundo, com foco em café arábica e robusta (conilon). Em 2018, o País vendeu para fora o maior volume dos últimos dois anos, cerca de 35,2 milhões de sacas, considerando a soma de diferentes tipos: verde, solúvel, torrado e moído, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Estados Unidos, Alemanha e Itália são os maiores compradores do café brasileiro, considerado o mais sustentável. E o Espírito Santo é o principal Estado produtor de conilon do País, o que faz dele uma referência para outros mercados.

Elídio Gama Torezani, diretor da Hydra Irrigações, aponta a importância das visitas. “Fomos recomendados pela parceira Netafim Brasil por causa da expertise agronômica de nossa equipe a qual, associada aos projetos que utilizam alta tecnologia de irrigação, tem contribuído para a recuperação, manutenção e expansão da produtividade de grandes fazendas no contexto atual de escassez hídrica”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Hydra Irrigações

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário