Café: Colheita da safra 2019/20 do Brasil começa pontual em meio à previsão de chuvas

Publicado em 15/04/2019 15:49

LOGO nalogo

A colheita do café arábica da safra 2019/20 começou de forma pontual no estado de Minas Gerais, maior produtor do país. Os trabalhos começam em meio à previsão de chuvas volumosas que podem impactam as atividades no campo, beneficiamento e derrubar os frutos que estão nas lavouras.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra um cafeicultor mineiro que acabou de colher parte de sua produção em meio às chuvas e muito café verde. A previsão do tempo aponta que as chuvas devem seguir nos próximos dias sobre a maior parte do estado de Minas Gerais, mas os volumes serão leves a moderados.

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

"A colheita [do café] começou, mas ainda muito devagar. Algumas poucas pessoas começaram colhendo um café que ainda tem percentual elevado de verdes", disse engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes. Produtores se preocupam com a secagem do café, mas as precipitações podem derrubar os frutos.

"No Sul de Minas, choveu bastante nesse final de semana e derrubou bastante café no chão", complementa Fagundes. O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra chuvas fracas a moderadas para os próximos dias sobre a maior parte do cinturão produtivo de Minas Gerais.

​Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (15) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (15) - Fonte: Inmet

"Pode haver um reforço das chuvas, principalmente na quarta-feira, no Centro-Sul e Leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro", destaca a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida. Instabilidades já estão presentes nesta segunda-feira sobre o estado mineiro.

Veja mais:
» Semana começa com retorno das chuvas para a região Sul e mais precipitações no RJ, SP e MG

No domingo (14), os cinco maiores acumulados de chuva no estado de Minas Gerais foram registrados, segundo o Inmet, nas cidades de Conceição das Alagoas (MG): 72,4 mm, Maria da Fé (MG): 60,2 mm, Arinos (MG): 59,0 mm, Machado (MG): 38,2 mm e São Sebastião do Paraíso (MG): 34,2 mm.

Fagundes ressalta que, levando em conta a previsão de altos volumes para os próximos dias, a colheita do café deve seguir impactada. "Se chover o tanto que eles estão falando, não vai conseguir colher café", ressalta o engenheiro agronômo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/04 a 18/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/04 a 18/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a produção total de café do Brasil na safra 2019/20, que é de bienalidade negativa, fique entre 50,48 e 54,48 milhões de sacas de 60 kg. O resultado representa uma queda ante a temporada anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Celio Porto Fernandes Filho Espírito Santo do Pinhal - SP

    Uma forma do produtor de uma certa forma melhorar seus custos de produção e talvez esperar algum resultado positivo esta em colher somente talhoes viaveis financeiramente. Acredito que percentual significativo que se espera do produtor produzir não cobrira os custos de colheita. Esse ano mesmo com o controle firme de investimentos minimos na lavoura , estara dificil sua manutenção financeira fora da negativa.

    1
  • eder valdomiro de carvalho Franca - SP

    Parabéns ao cafeicultor que, mesmo diante das dificuldades (preço, chuva na colheita,etc) está produzindo seu café com maior satisfação e alegria....

    O homem do campo merece uma atenção especial por parte do todos... se o homem do campo não planta, a cidade não janta...

    0
  • Roberto Mesquita Piedade Junior Três Pontas - MG

    Chuva não tira a paz do produtor rural.Pelo contrário, é sempre bem vinda... O que tira a paz do produtor é entregar a mercadoria que produz a preço de banana.

    0