Chuva limita colheita de café no país e afeta parte dos primeiros lotes, diz Cepea

Publicado em 30/04/2019 17:09

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Algumas regiões produtoras de café no Brasil voltaram a ser atingidas por chuvas na semana passada, o que limitou as atividades de colheita em fase ainda inicial, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

"As precipitações limitaram as atividades de colheita da safra 2019/20 e prejudicaram um pouco os grãos nos cafezais de praças paulistas e mineiras e de Rondônia", afirmou o Cepea em análise nesta terça-feira.

O tempo úmido atinge uma safra que, em geral, está começando a ser colhida mais cedo na atual temporada, após floradas antecipadas e um tempo quente e seco no início do ano.

Nas propriedades de arábica, as chuvas resultaram em queda de grãos mais maduros e atingiram os cafés já nos terreiros, o que pode influenciar a qualidade dos primeiros lotes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) citados pelo Cepea, entre 13 a 28 de abril as estações de Cacoal (RO), Franca (SP) e Machado (MG) acumularam precipitação de respectivos 135,8 mm, 92,8 mm e 63,4 mm.

"Ressalta-se, contudo, que apenas uma parcela dos pés foi atingida por fortes chuvas e, com a colheita ainda na fase inicial e com o alto percentual de grãos verdes em boa parte das lavouras, os impactos na safra 2019/20 ainda são pequenos", disse o centro da Esalq/USP.

Até o momento, o ritmo de colheita está mais avançado apenas no noroeste do Paraná e em Rondônia, segundo colaboradores do Cepea.

Em Rondônia, apesar de as chuvas estarem atrasando levemente os trabalhos, a colheita já atinge entre 10 e 15 por cento da produção estimada para 2019/20, segundo agentes consultados pelo Cepea.

No restante das regiões produtoras de arábica e robusta, os trabalhos de colheita ainda estão no início.

"Caso o clima seja favorável, as expectativas são de que a colheita ganhe força entre esta e a próxima semana em todas as regiões, com maior volume de café da safra nova devendo chegar ao mercado no final de maio."

MAIS CHUVAS

Para esta semana, a chegada de uma frente fria deve trazer mais chuvas para a maior parte das regiões cafeeiras.

Assim, disse o Cepea, produtores ainda podem ter dificuldades em continuar com as atividades de campo nesta semana.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário