Chuva limita colheita de café no país e afeta parte dos primeiros lotes, diz Cepea

Publicado em 30/04/2019 17:09
173 exibições

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Algumas regiões produtoras de café no Brasil voltaram a ser atingidas por chuvas na semana passada, o que limitou as atividades de colheita em fase ainda inicial, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

"As precipitações limitaram as atividades de colheita da safra 2019/20 e prejudicaram um pouco os grãos nos cafezais de praças paulistas e mineiras e de Rondônia", afirmou o Cepea em análise nesta terça-feira.

O tempo úmido atinge uma safra que, em geral, está começando a ser colhida mais cedo na atual temporada, após floradas antecipadas e um tempo quente e seco no início do ano.

Nas propriedades de arábica, as chuvas resultaram em queda de grãos mais maduros e atingiram os cafés já nos terreiros, o que pode influenciar a qualidade dos primeiros lotes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) citados pelo Cepea, entre 13 a 28 de abril as estações de Cacoal (RO), Franca (SP) e Machado (MG) acumularam precipitação de respectivos 135,8 mm, 92,8 mm e 63,4 mm.

"Ressalta-se, contudo, que apenas uma parcela dos pés foi atingida por fortes chuvas e, com a colheita ainda na fase inicial e com o alto percentual de grãos verdes em boa parte das lavouras, os impactos na safra 2019/20 ainda são pequenos", disse o centro da Esalq/USP.

Até o momento, o ritmo de colheita está mais avançado apenas no noroeste do Paraná e em Rondônia, segundo colaboradores do Cepea.

Em Rondônia, apesar de as chuvas estarem atrasando levemente os trabalhos, a colheita já atinge entre 10 e 15 por cento da produção estimada para 2019/20, segundo agentes consultados pelo Cepea.

No restante das regiões produtoras de arábica e robusta, os trabalhos de colheita ainda estão no início.

"Caso o clima seja favorável, as expectativas são de que a colheita ganhe força entre esta e a próxima semana em todas as regiões, com maior volume de café da safra nova devendo chegar ao mercado no final de maio."

MAIS CHUVAS

Para esta semana, a chegada de uma frente fria deve trazer mais chuvas para a maior parte das regiões cafeeiras.

Assim, disse o Cepea, produtores ainda podem ter dificuldades em continuar com as atividades de campo nesta semana.

(Por Roberto Samora)

Tags:
Fonte: Reuters

Nenhum comentário