1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e Região: documento com reivindicações foi entregue ao governo federal

Publicado em 14/05/2019 17:10

Com a presença de mais de 350 pessoas, entre cafeicultores, cooperativas e entidades ligadas ao setor cafeeiro, foi realizado o 1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e Região. Idealizado pelo produtor João Kennedy, de Campo do Meio, a reunião foi motivada pela atual crise da cafeicultura. Iniciada com o déficit hídrico, a crise agravou com a alta do dólar, que dificulta a compra de matéria-prima para o cultivo do café.

“Por esses motivos os cafeicultores precisam de voz ativa para reclamar e discutir políticas que devem e precisam ser tomadas com possíveis soluções”, explica João Kennedy.

 José Márcio Rocha, presidente da Coopercam, falou sobre a necessidade desse encontro para auxiliar o produtor, pois as cooperativas estão fazendo o impossível para socorrer a cadeia produtiva. Explicou que as cooperativas oferecem suportes aos cooperados, mas, com a crise atual, a ajuda não tem sido suficiente. “Por meio deste evento pedimos auxílio aos políticos e sindicatos que lidam diretamente o produtor rural”.

O Coordenador do Conselho Nacional do Café – CNC, Maurício Miarelli, argumentou que, até que soluções mais abrangentes sejam implementadas, é necessário que o cafeicultor lance mão de alternativas para baratear a produção. Miarelli citou que a Embrapa pode ajudar nesse processo com o desenvolvimento de novos produtos. “Sobre a produção de cafés de montanhas, por exemplo, sugere-se o aperfeiçoamento de máquinas e técnicas de cultivo para essas áreas”.

Durante o Encontro, um documento com as reivindicações dos cafeicultores foi assinado por todos os participantes. De acordo com os organizadores, o documento contou com mais de 500 signatários, e o mesmo foi encaminhado ao Governo Federal.

Reunião em Brasília

De fato, no dia 7 de maio, Marcos Montes, ministro em exercício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu integrantes da Frente Parlamentar do Café, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, do Conselho Nacional do Café e de outras entidades da cafeicultura, para discutir o assunto.

Entre as propostas que foram aceitas pelo MAPA, está o acolhimento de medidas para garantir preços remuneradores para o grão ainda nesta safra. Para isso, está sendo desenvolvido um novo mecanismo de apoio à comercialização do café. Em segundo lugar, Montes se comprometeu a trabalhar junto ao governo para ampliar, no orçamento de 2020, as verbas destinadas ao apoio à comercialização para a próxima safra.

Em terceiro lugar, a repactuação de dívidas dos cafeicultores. O governo se prepara para anunciar em breve medidas que irão facilitar a renegociação de dívidas de todos os produtores rurais.

“O governo está fazendo um grande esforço, organizado pela ministra Tereza Cristina, para buscar soluções para uma cultura que é importantíssima para o País, tanto do ponto de vista econômico quanto social. É neste momento de dificuldades que o setor vive que nós temos de encontrar soluções, adotar medidas imediatas, mas sem comprometer o futuro. Nós sabemos que a produção aumenta a cada ano e que o mercado precisa reagir a isso. Nós e os produtores precisamos ficar atentos ao futuro do mercado do café”, disse Montes.

Entre os participantes do 1º Encontro de Cafeicultores de Campo do Meio e Região, destacaram-se:

Emidinho Madeira - Deputado Federal

Cássio Soares - Deputado Estadual

Maurício Miarelli - Coordenador do Conselho Nacional do Café – CNC

Rodrigo Moreira - Superintendente do Concafé

Archimedes Coli Neto - Presidente do Centro do Comércio do Café de Minas Gerais - CCCMG

José Eugênio da Silva - Prefeito de Campos Gerais

José Márcio Rocha - Presidente da Coopercam

José Marcos Rafael Magalhães – Presidente da Minasul

Amadeu Cândido - Presidente da Sicoob Credcam

José Eduardo Vanzela - Diretor Comercial Coopercam

José Afonso Gomes - Diretor Administrativo Coopercam

Rogério Araújo Silva - Gerente da Emater

As cooperativas Cooxupé, Capebe, Coomap, Coopervass e Coopercitrus também marcaram presença no evento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Coopercam

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário