Colheita de café em área da Cooxupé tem trabalhos acelerados

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café dos cooperados da Cooxupé, maior cooperativa cafeeira do mundo, atingiu 26,65% da área plantada até 7 de junho, bastante à frente do ritmo estabelecido nos anos anteriores, informou a instituição nesta quarta-feira.
Em igual período do ano passado, a colheita havia alcançado apenas 11,47% da área, e desde de 2015, ao menos, não ultrapassava os 13% neste momento da safra, disse a Cooxupé em um relatório.
Alguns cafeicultores brasileiros disseram anteriormente que o período de colheita veio mais cedo neste ano, em parte por conta das floradas adiantadas no ano passado.
Eles também relataram problemas com a maturação dos grãos em diferentes épocas, o que provavelmente afetará a qualidade da safra.
O Brasil deverá ter uma safra menor de café em 2019, pelo fato de ser um ano de baixa no ciclo bienal de produção do país, que alterna anos de maiores e menores colheitas.
A Cooxupé, maior exportadora de café do Brasil, afirmou que a colheita na principal região produtora, o sul de Minas Gerais, atingiu 30,93% da área cultivada. O trabalho de campo tem ritmo mais lento no Cerrado mineiro, onde agricultores colheram 17,19% da área.
A Cooxupé espera que a safra na área de atuação dos cooperados atinja 7,6 milhões de sacas em 2019, ante 8,4 milhões de sacas em 2018.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã