Estudos genéticos selecionam variedade de café arábica para a região amazônica

Publicado em 14/06/2019 12:07

Estudos desenvolvidos pela Embrapa Rondônia durante 13 anos apontam a cultivar de café arábica Catucaí Amarelo 2SL como muito produtiva para a região amazônica. Desenvolvida pela Fundação Procafé, ela já era indicada para plantio no sul de Minas Gerais, mas as análises genéticas conduzidas pela Embrapa comprovaram o seu potencial produtivo também em temperaturas elevadas, possibilitando estender a recomendação de plantio para Rondônia, em regiões acima de 300 metros de altitude, com temperaturas médias próximas de 26°C.

Os estudos selecionaram a cultivar e duas linhagens entre 57 genótipos de café arábica avaliados, pois elas mostraram produtividade acima de 35 sacas por hectare, acima da média brasileira de 30 sacas por hectare.

Além disso, a qualidade da bebida superou as expectativas, alcançando notas superiores a 80 pontos, na escala de 0 a 100 da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), o que a coloca na categoria de café especial, de acordo com os padrões internacionais de qualidade. O Catucaí Amarelo apresentou corpo acentuado, cremoso, baixa acidez e sabores que remetem ao caramelo e chocolates.

Segundo o pesquisador da Embrapa Alexsandro Teixeira, a seleção do material genético mais adaptado à região e a adoção dos cafeicultores quanto ao manejo diferenciado do café arábica foram os principais desafios para alcançar a indicação da cultivar.

Primeiro arábica para a Amazônia

Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e o segundo da espécie canéfora (conilon e robusta). Seu cultivo é realizado por cerca de 20 mil produtores familiares e exclusivamente da espécie canéfora. “A indicação de uma cultivar da espécie arábica é estratégica para o estado, pois atende a demanda por esse tipo de grão na região amazônica, tanto para a produção de cafés especiais, ou gourmets, quanto para a utilização em blends, que é a mistura de grãos de cafés arábica e canéfora”, explica Teixeira. Atualmente, todo o café arábica consumido no norte do País é oriundo de outras regiões produtoras, como Minas Gerais e São Paulo.

Além da boa demanda, o cultivo do arábica também é beneficiado pelas áreas planas distribuídas nas regiões recomendadas, o que viabiliza a colheita mecanizada e reduz significativamente custos de produção.

Mais de uma década de pesquisa

No início de 2005, a Embrapa Rondônia e a Embrapa Café, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), deram início às pesquisas de melhoramento genético da espécie Coffea arabica L. nas condições climáticas da Amazônia. O objetivo foi avaliar e selecionar genótipos de café arábica nas condições de baixas altitudes e temperaturas elevadas.

As principais características buscadas durante o processo seletivo foram a produtividade e o ciclo de maturação tardio. Ao longo dos anos, observou-se que o café arábica amadurece mais cedo em regiões de clima quente, o que, para as condições amazônicas, coincide com as altas precipitações dos meses de fevereiro a março, dificultando a secagem dos frutos.

As cultivares de café arábica disponíveis atualmente são adaptadas às regiões de altitudes elevadas e temperaturas amenas, com médias anuais entre 18ºC e 23ºC, ao contrário do que ocorre na Amazônia Ocidental, onde são verificadas baixas altitudes e temperaturas médias elevadas, em torno de 25ºC a 27ºC durante todo o ano. Temperaturas acima de 23ºC provocam crescimento e desenvolvimento acelerado dos frutos (ciclo precoce), o que, em determinadas situações, pode ocasionar a perda de qualidade dos grãos. Outro fato prejudicial é a combinação de temperaturas elevadas e alta umidade do ar durante o florescimento, ocasionando o abortamento excessivo de flores.

O resultado das pesquisas oferece aos produtores uma opção de plantio de uma cultivar de café arábica adaptada às condições amazônicas e o acesso a um nicho de mercado interessante, já que todo o café dessa espécie consumido na Região Norte vem de outros estados.

Produtividade alcançou 51 sacas/ha

A Embrapa testou 25 genótipos em quatro locais de Rondônia e Acre e a cultivar Catucaí Amarelo 2SL, juntamente com as linhagens H514-7-10-6-9 e H514-7-10-6-2-3-9, obtiveram excelente desempenho produtivo em Rondônia, nas regiões com altitudes acima de 300 metros.

Nos ensaios realizados no município de Alta Floresta d’Oeste, em altitude de 350 metros, a produtividade média de três anos da cultivar foi de 36 sacas/ha, sendo que na segunda colheita a produtividade chegou a 51 sacas/ha. Esse desempenho, segundo o pesquisador, motivou a extensão de recomendação dessa cultivar para as regiões de maior altitude em Rondônia, abrangendo 14 municípios ao sul do estado: Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Rolim de Moura, Cacoal, Presidente Médici, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Chupinguaia, Corumbiara, Cerejeiras, Pimenteiras, Cabixi e Colorado do Oeste.

As linhagens H514-7-10-6-9 e H514-7-10-6-2-3-9 obtiveram produtividades médias de 41 sacas/ha e 37 sacas/ha, respectivamente, no ensaio realizado em Alta Floresta d’Oeste. Como são linhagens, optou-se por avançar mais uma geração no programa de melhoramento a fim de aprimorar a uniformidade de maturação dos frutos e, consequentemente, obter melhores resultados na qualidade de bebida. Dessa forma, a previsão de lançamento dessas linhagens como cultivares recomendadas deverá ocorrer em 2021.

Características do Catucaí Amarelo 2SL

  • Produtividade: alta (35 sacas/ha média de três anos)
  • Peneira média: 16
  • Ciclo de maturação: precoce a médio
  • Exigência de água: alta (necessidade de irrigação)
  • Uniformidade de maturação: alta
  • Cor dos frutos: amarela
  • Grãos moca (%): 16
  • Porte das plantas: baixo
  • Vigor vegetativo: alto
  • Forma de propagação: sementes
  • Tamanho da semente: médio
  • Qualidade de bebida: alta
  • Reação a pragas e doenças

         Ferrugem: moderadamente resistente

         Phoma: moderadamente resistente

         Bicho-mineiro: suscetível

        Nematoide: suscetível

        Ácaro-vermelho: suscetível

        Cochonilha-da-roseta: suscetível

  • Época de plantio: Outubro (início das chuvas)
  • Época de colheita: março/abril
  • Espaçamento recomendado: 3,0 m (entre linhas) x 0,7 m (entre plantas)
  • Condução da copa da planta:

       Haste única. Deve-se conduzir as plantas apenas com uma haste principal (um ramo ortotrópico)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Rondônia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário