Café: Produtores vietnamitas enfrentam seca e aguardam por monções no ano que vem

Produtores de café do Vientã estão enfrentando seca para produção do grão e aguardam pelo período das monções, apenas entre abril ou maio do ano que vem. As informações são do site China Dialogue.
"Os cafés parecem maduros por fora, mas o fruto está seco e pequeno demais porque não teve chuva suficiente", diz Y Bel Eban, de 28 anos, da região de Krong, cidade de Buon Ma Thuot.
Para o site, Eban disse que foi registrado apenas 30 minutos de chuva na última estação na região produtora, mas as lavouras precisam, normalmente, de precipitações a cada 15 a 20 dias.
Cerca de 95% do café de todo o Vietnã é produzido na região do planalto central do país, onde fica localizada a cidade de Buon Ma Thuot.
O rio Srepock, que fornece água para pelo menos 60 milhões de pessoas no país, está secando diante das condições climáticas adversas e atingiu os níveis mais baixos em 100 anos.
Os produtores de café do país aguardam as chuvas das monções, que costumam ocorrer entre os meses de abril e maio. Ou seja, somente no ano que vem.
"No passado, as chuvas chegavam mais cedo e no tempo e o tempo era mais previsível", disse Eban ao site chinês. "Nas nos últimos anos o clima foi excepcionalmente duro".
* Com informações do site China Dialogue
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta