Florada do café determina o potencial produtivo da lavoura
A florada do café é uma das etapas mais importantes para que o produtor possa obter uma boa produtividade nessa cultura. Ela ocorre durante a Primavera, com o início das chuvas.
De acordo com o CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, as chuvas recentes favoreceram o início da florada para a safra 2019/2020, nas regiões de Mogiana (SP), Zona da Mata (MG), Cerrado e Sul Mineiro. No Noroeste do Paraná, e em outras regiões, por outro lado, os pesquisadores ressaltam que será necessário um maior volume de chuvas nos próximos dias para a abertura da floração.
Segundo Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento da Fertiláqua, o pegamento da florada é um dos principais fatores que determina o potencial produtivo do cafezal. Tecnologias com fins específicos para melhorar a fixação da flor do café devem ser utilizadas pelo produtor que almeja incrementar sua produtividade.
A solução da Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, para o momento da florada é o Flor, que atua na fisiologia da planta, com base de extrato de algas e aminoácidos específicos para esta fase. “A composição do Flor atenua os efeitos de estresses fornecendo estímulos e nutrientes essenciais para a maior fixação das flores no momento que a planta mais precisa.”, explica
O produto faz parte do Programa Construindo Plantas – PCP 360 que possui estímulos fisiológicos equilibrados para cada fase da planta, desenvolvendo lavouras com alto potencial produtivo, e construindo plantas mais eficientes.
“A produtividade do cafezal depende do estágio em que estamos acompanhando atualmente, sendo crucial dentro do sistema produtivo porque é agora que se dá início no desenvolvimento reprodutivo do café. Quanto maior fixação das flores, maior a quantidade de grãos”, esclarece o Hizuka.
Mais informações sobre as soluções para a cultura do café no website www.fertilaqua.com.
1 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
JOSE LUIZ PELOSO RABELO CAMPOS GEARIS - MG
como dizia meu avô , Luiz Peloso, flôr não é café.......